Festas da Freguesia de Azambuja com largadas de toiros e concerto dos Átoa 15 a 17 de setembro de 2017, em Honra de N. Sra. da Assunção

actividades_Campinos_Azambuja_Varzea

 

 

A Vila de Azambuja volta a estar animada em setembro, com a tradicional festa anual de homenagem à padroeira, Nossa Senhora da Assunção, este ano entre os dias 15 e 17. A iniciativa é uma organização conjunta da Junta de Freguesia de Azambuja, da Associação Cultural “A Poisada do Campino” e da Paróquia, com a colaboração das coletividades e tertúlias locais.

 

 

O ato de inauguração, ao som da fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Azambuja, terá lugar às 19h00 de sexta-feira, no Largo da Igreja, a que se seguirão mais duas inaugurações. Às 19h30, será feito o lançamento da marca “Faz Azambuja”, na Junta de Freguesia. Os convidados seguem, depois, para a Praça de Toiros onde estará patente uma exposição de fotografia.

 

 

A animação taurina da primeira noite arranca na Praça do Município, a partir das 21h30,com uma largada de toiros. À meia-noite, as atenções passarão para a emocionante “Mesa da tortura”, na Praça de Toiros Dr. Ortigão Costa, numa organização da Poisada do Campino. A fechar o primeiro dia, a partir da 01h00, a animação está a argo do Dj Wilson Honrado, no Campo da Feira (junto à Praça de Toiros).

 

 

A manhã de sábado será marcada pelo tradicional cortejo de campinos com jogos de cabrestos, cavaleiros amadores, tertulianos e pescadores de Azambuja, a partir das 10h00 pelas principais ruas da vila. O desfile será acompanhado pela banda do Centro Cultural Azambujense. Às 11h00, a Várzea do Valverde (por detrás do Campo da Feira) volta a chamar todos os aficionados, com a prova de condução de jogos de cabrestos. No mesmo espaço irá realizar-se uma divertida “burricada” entre várias tertúlias da vila a que se segue um almoço convívio. Às 20h30, a Praça do Município volta a atrair as atenções com uma demonstração de equitação e de dança. Uma hora depois, a “festa brava” traz mais uma largada de toiros ao coração da vila. Para as 23h30, está prevista a partida da “Azambuja Color Run Fest”, com o percurso – iniciado na Praça do Município – a terminar no Campo da Feira. Aí, subirá ao palco à meia-noite e meia o grupo musical ÁTOA, cabeças-de-cartaz do programa. O resto da madrugada será animado por Dj Ride.

 

 

Domingo 17 de setembro, é o dia dedicado às atividades religiosas que se iniciam com a cerimónia de bênção do gado, às 15h30. A padroeira – Nossa Senhora da Assunção, será venerada com a tradicional procissão que parte às 16h00 pelas principais ruas da vila e a que se seguirá a celebração da eucaristia.

 

 

 

As festas da freguesia de Azambuja contam com o apoio da Câmara Municipal de Azambuja.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6788 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.