Festas de Lisboa: Teatro das Compras nas lojas da baixa lisboeta

Começa hoje, dia 16 de junho, a VIII edição do Teatro das Compras que conta com peças de teatro em nove lojas da baixa lisboeta, com nove histórias interpretadas por nove atrizes e escritas por três autores: Dulce Maria Cardoso, Jorge Palinhos e Sandro William Junqueira. A entrada é livre.

O Teatro das Compras apresenta espectáculos de curta duração no interior de lojas antigas da baixa pombalina, convocando o público a (re)descobrir estes espaços e aqui criar novas memórias. Um convite para explorar, através da arte, a baixa de Lisboa e as suas lojas centenárias, transformadas em pequenos teatros e habitadas por atores e bailarinos.

 

 

Para cada loja, é convidado um autor, que após um trabalho de pesquisa no local, imagina uma ficção criada a partir das memórias deste lugar, da sua identidade histórica, cultural e comercial.

 

 

O público circula entre as várias lojas, onde decorrem em simultâneo peças com duração média de 20 minutos e através destas montras é convidado a espreitar e viver um pouco da história da cidade de Lisboa. Um acontecimento especial num lugar do quotidiano.

 

 

A VIII edição do Teatro das Compras apresenta um elenco inteiramente estreante. Coube a Dulce Maria Cardoso, Jorge Palinhos e Sandro William Junqueira escrever a partir dos universos de nove lojas (quatro das quais por descobrir pelo público), para um elenco integralmente feminino, composto por nove atrizes: Cláudia Andrade, Cláudia Gaiolas, Custódia Gallego, Flávia Gusmão, Leonor Cabral, Maria Ana Filipe, Marta Cerqueira, Mónica Calle e Sílvia Figueiredo.

 

 

O programa em pdf e o mapa das lojas está disponível aqui .

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6692 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.