O Festival Cantabile, um dos mais importantes festivais de música de câmara do país, regressa este ano à cidade de Lisboa, de 21 a 27 de Setembro, com concertos imperdíveis protagonizados por solistas de renome, a nível nacional e internacional, como Maria – Elisabeth Lott, Diemut Poppen, Pavel Gomziakov, Matan Porat, Raúl da Costa e André Baleiro.

Nesta 10ª edição, o Festival Cantabile, sob direcção artística de Diemut Poppen, leva concertos ao Centro Cultural de Belém (21 de Setembro), Teatro Nacional de São Carlos (24 e 25 de Setembro), Convento dos Cardaes (27 de Setembro) e Casa Pia de Lisboa (23 de Setembro).

Este Festival tem manifestado a capacidade de atrair grandes artistas de renome internacional e nacional, sem esquecer a colaboração com grandes instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos ou os Palácios Nacionais de Sintra, Queluz e Mafra. É também de destacar o trabalho realizado com orquestras nacionais como a Orquestra Gulbenkian ou a Orquestra Sinfónica Portuguesa.

Apresentado pela primeira vez em 2010 com a direcção artística de Diemut Poppen e sob a iniciativa do Goethe Institute, o Festival Cantabile oferece uma variedade de repertórios clássicos e modernos, que ligam épocas e cruzam obras dos mestres do passado com compositores contemporâneos como Rihm, Ligeti, Kurtag, Kancheli ou os portugueses António Pinho Vargas e Luís Tinoco.

O Festival Cantabile, nos últimos 10 anos, tem demonstrado uma crescente preocupação para a inclusão social, através da música, motivo pelo qual tem desenvolvido importantes acções de responsabilidade social, como a oferta de instrumentos. Este ano não é excepção e a Casa Pia será alvo de um programa pedagógico para os seus alunos de ensino artístico.

A qualidade e dinâmica ímpar deste Festival já proporcionaram mais de 50 concertos em Portugal, em 15 palcos diferentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.