Festival de Música de Setúbal anuncia o programa da sua 7ª edição

festival musica de setubal

 

O Festival de Música de Setúbal anuncia o programa da sua 7ª edição, que acontece de 25 a 28 de Maio. Este festival junta músicos conhecidos, nacional e internacionalmente, aos jovens da comunidade local, cerca de 1.500, que através da música vão explorar a sua capacidade de inclusão social e desenvolvimento cultural desta cidade.

 

 

O tema da edição de 2017 do Festival de Música de Setúbal e a “Migração”, focando-se na inter-relação das culturas da Península Ibérica. Esta temática vai reflectir-se das mais variadas formas criativas e lúdicas. Os visitantes do Festival vão poder desfrutar de performances, exposições e apresentações em vários edifícios históricos de Setúbal, onde o passado encontra o presente, não só na arquitectura da cidade como também na sua vibrante vida cultural.

 

 

Nesta edição vão estar presentes alguns dos maiores grupos de músicos nacionais e internacionais: a Grand Union Orchestra (Londres), a Sinfonietta de Lisboa (que actua no dia 25 de Maio, às 21:30, no Fórum Municipal Luisa Todi), o Coro da Gulbenkian (vai actuar com o guitarrista Dejan Ivanovich no dia 28 de Maio, às 18:30, na Igreja do Convento de Jesus) e o Coro Infantil de Setúbal (que pode ser vistono no último dia do festival, dia 28 de Maio, pelas 11:30 no Fórum Municipal Luisa Todi com “Vozes Ibéricas”, Projecto Escrita de Canções.

 

 

A guitarra que, de uma forma geral, existe em todas as culturas, será um dos elementos mais presentes nesta edição, não havendo, talvez, outro instrumento tão simbólico da migração, ou representativo da vida musical na Península Ibérica. Dejan Ivanovich, vindo de Tuzla (Bósnia e Herzegovina) e actualmente considerado um dos mais conceituados guitarristas clássicos de Portugal, actuará em três concertos contrastantes, nos dias 26,27 e 28 de Maio.

 

 

Outros solistas, incluindo duas artistas excepcionais da região de Setúbal: a cantora e acordeonista de tradições Celina da Piedade (actua ao lado da Grand Union Orchestra no dia 26 de Maio, às 21:30, no Fórum Municipal Luisa Todi em “Ventos Ibéricos”), e a brilhante jovem fadista Teresinha Landeiro (que no dia 27 pode ser vista em concerto no Fórum e na “Casa d’Avenida”).

 

 

O Ensemble Juvenil de Setúbal, um dos melhores exemplos de democracia musical, já é reconhecido como uma pequena “orquestra” excepcional, no que diz respeito ao talento e à diversidade dos jovens músicos que o constituem. O Ensemble vai estar no Museu do Trabalho Michel Giacometti, pelas 18:00, do dia 27 de Maio com Rui Borges Maia na direcção.

 

 

No festival vai estar presente Pilar Del Rio, a viúva do escritor José Saramago, vencedor do Prémio Nobel da Literatura, para discutir o livro “A Jangada de Pedra”, da autoria do seu falecido marido. Esta obra fala sobre os fenómenos migratórios na Península Ibérica. A jornalista vai estar à conversa com João Francisco Vilhena e João Brites no dia 28 de Maio, pelas 16:00, na “Casa d’Avenida”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.