Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora conta com 37 filmes a concurso

 

 

Na 15.ª edição do Festival Internacional de Curtas Metragens de Évora estão 37 filmes a concurso nas categorias de ficção, animação, documentário, videoclipe e novo talento. Acontece em Évora de 12 a 23 de Novembro com Cinema para as Escolas, Mostras de Cinema e Videoclipe e termina com a competição no Teatro Garcia de Resende.

 

 

Continua a ser objectivo do festival promover o acesso do público a cinema de qualidade, a novos criadores e a novas experiências cinematográficas, a promoção de actividades educativas e formativas e a divulgação permanente de cinema na cidade de Évora. A programação do FIKE 2018 recaiu sobre filmes que falam da actualidade, olham para dentro das cidades, histórias que são do outro, mas também são pessoais e quotidianas descobrindo-se um festival que entre outras coisas está à procura do pulsar da cidade onde acontece.

 

 

O festival conta também com uma mostra de cinema documental de promoção da candidatura de Évora a capital Europeia da Cultura em 2027 com destaque para o filme de dia 20 de Novembro às 18:00 no Teatro Garcia de Resende: A pedra não espera de Graça Castanheira, um filme que segue os projectos e esculturas públicas de João Cutileiro e para o dia 22 de Novembro às 18:00 “7 Évoras em Kepa” de José Coimbra e Tiago Guimarães, um filme de encontros improváveis com a cidade na residência artística de Kepa Junkera em Évora.

 

 

O júri de 2018 é composto por 5 elementos da área do cinema e audiovisual, Sara Gonçalves, Susana Mourão, José Coimbra, Rui Fernandes e Paulo Santos que vão atribuir os prémios de troféu para a Melhor Ficção, Animação e Documentário e diploma para o melhor Videoclipe e Novo Talento. O público do festival atribui o Prémio do Público.

 

 

O FIKE é uma organização da SOIR Joaquim António d’Aguiar com a Câmara Municipal de Évora, apoiado pela Direcção Regional de Cultura do Alentejo, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, União de Freguesias de Évora e parceiros habituais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.