Festival Jovens Músicos celebra 30 anos do Prémio Jovens Músicos

festival-jovens-musicos

 

De 23 a 25 de setembro realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian o Festival Jovens Músicos, onde poderá assistir a nove concertos, nos vários auditórios da Gulbenkian, todos eles de entrada livre.

 

 

Durante os dias do Festival, a RTP2 e, em especial, a Antena2 irão acompanhar com particular atenção todo o evento. A Antena2 inicia a sua emissão, em direto, a partir das 16h00, de dia 23, onde incluirá a transmissão de todos os concertos. No que se refere à RTP2, iremos transmitir o Concerto da Grande Final Prémio Jovens Músicos (dia 23, às 22h05) e o Concerto de Gala (dia 25, às 22h10).

 

 

A edição deste ano do Festival, que assinala os 30 anos do Prémio Jovens Músicos (PJM), irá incluir duas novidades, tendo em conta esta data especial:

 

– Concerto com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, dirigida por um jovem maestro vencedor do concurso de direção de orquestra, realizado pela primeira vez em 30 anos no âmbito do PJM.

 

– Estreia da Orquestra Jovens Músicos, formada exclusivamente por músicos laureados pelo PJM desde a sua primeira edição, em 1987. Neste concerto histórico, o palco Gulbenkian será preenchido por 70 músicos de três gerações diferentes, interpretando obras de Dvorak, Britten, Mário Laginha e uma obra sinfónica em estreia mundial, encomendada à jovem compositora Ângela da Ponte, para celebrar o 30º aniversário do PJM.   

 

 

Para além destas novidades, o Festival incluirá dois concertos com a Orquestra Gulbenkian, dirigida pelo Maestro  Osvaldo Ferreira, que irão contar com a participação dos jovens músicos vencedores da edição deste ano. No primeiro concerto será revelado o grande vencedor entre vencedores, a quem será atribuído o prestigiante Prémio Maestro Silva Pereira – Jovem Músico do Ano. 

 

 

O festival inclui, ainda, concertos de música de câmara, incluindo os grupos laureados da presente edição e uma participação muito especial do Aris Quartett – um quarteto de cordas de excelência, fundado em Frankfurt em 2009 e com créditos internacionalmente reconhecidos.

 

 

O jazz esteve também a concurso nesta edição, pelo que marcará presença no Grande Auditório da Gulbenkian num concerto que incluirá o grupo “Home” vencedor da categoria Jazz Combo, liderado pelo virtuoso João Barradas (acordeão) – um músico que está a conquistar também os palcos à escala global, tendo vencido inúmeros concursos internacionais tanto na área da música erudita como do jazz. O mesmo concerto inclui ainda o novíssimo “Ensemble Super Moderne”, agrupamento distinguido pela crítica portuguesa com o prémio “melhor disco de jazz nacional 2014” e que contará com a participação especial do saxofonista Ricardo Toscano – nome consagrado do jazz nacional e laureado PJM na edição de 2011.

 

 

Juntamente com o grande repertório de diferentes períodos e géneros, neste festival serão também ouvidas peças em estreia mundial, incluindo a obra sinfónica vencedora do prémio de Composição SPA-Antena2, escrita pelo jovem Pedro Lima.

 

 

Na presente edição do PJM estiveram a concurso quatro categorias – Solistas (flauta, fagote trombone, percussão, violino e piano); Música de Câmara; Jazz Combo; e Direção de Orquestra – tendo contado com a participação de 267 candidatos inscritos.

 

 

O júri do Prémio foi presidido pela Profª Teresa de Macedo e vice presidido pelo musicólogo Prof. Dr. Rui Vieira Nery.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6436 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.