Festival Porto PianoFest abre com concerto de homenagem a Olga Prats

porto piano fest

 

 

O Porto PianoFest abre nesta terça-feira, dia 1, com homenagem a Olga Prats e atuações de Artur Pizarro, Alejandro Oliva, Nuno Marques e maestro António Victorino de Almeida, num concerto na Casa da Música com entrada livre.

 

 

 

A segunda edição do Port PianoFest tem início nesta terça-feira, dia 1, com um concerto de homenagem aos 65 anos de carreira da pianista Olga Prats. O evento realiza-se na Casa da Música, às 19,30 horas, e inclui atuações de Artur Pizarro, Alejandro Oliva, Nuno Marques e maestro António Victorino de Almeida.

 

 

 

Este festival internacional de piano, dirigido pelo pianista português Nuno Marques, que se encontra radicado em Nova Iorque, decorre até 8 de agosto e vai oferecer à cidade uma série de concertos e recitais públicos de acesso livre.

 

 

 

O programa do Porto PianoFest, que é uma coprodução da Câmara do Porto, junta desde pianistas de renome até jovens pianistas oriundos de diversos pontos do globo (China, Taiwan, Estados Unidos da América, Vietname, Canadá, Japão e Espanha), e inclui masterclasses, conferências e um ciclo de concertos de jovens talentos internacionais a decorrer no Palacete dos Viscondes de Balsemão e no Conservatório de Música do Porto.

 

 

 

O festival propõe-se promover a imagem do Porto e do país, potenciando a atratividade dos setores do turismo e indústrias culturais, particularmente junto dos Estados Unidos da América.

 

 

 

Para Nuno Marques, diretor do festival, o outro grande objetivo é estabelecer um ponto de encontro, proporcionando aos jovens pianistas portugueses e americanos um espaço de intercâmbio cultural e musical de onde possam emergir novos laços e sinergias.

 

 

 

Programa

Dia 1 – terça-feira

– Concerto de homenagem a Olga Prats com Artur Pizarro, Alejandro Oliva, Nuno Marques e António Victorino de Almeida / 19h30 Casa da Música

 

 

Dia 2 – quarta-feira

– Conferência “No one plays solo” por Gil Teixeira (ceo CEEMI Startup) / 14h Conservatório de Música do Porto

– Recital de piano com José Ramón Mendez / 19h30 Conservatório de Música do Porto

 

 

Dia 3 – quinta-feira

– Conferência “Inside the recording studio” por Amy Gustafson (diretora do Festival Internacional  de Piano de Gijon) / 14h Conservatório de Música do Porto

 

 

Dia 4 – sexta-feira

– Conferência “Spanish music for piano” por José Ramón Mendez (prof. Penn State University, EUA) / 14h Conservatório de Música do Porto

– Concerto Jovens talentos internacionais Pt.I / 19h30 Palacete dos Viscondes de Balsemão

 

 

Dia 5 – sábado

– Concerto Jovens talentos internacionais Pt. II / 19h30 Palacete dos Viscondes de Balsemão

 

 

Dia 6 – domingo

– Conferência “From composition to interpretation” por Òscar Colomina i Bosch (diretor Menuhin School of Music London) / 14h Conservatório de Música do Porto

 

 

Dia 7 – segunda-feira

Concerto de encerramento / 19h30 Conservatório de Música do Porto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.