Filipa Cardoso: “Tenho crescido como Severa a cada dia que passa”

João de Sousa/Infocul.pt

 

 

 

O Teatro Politeama recebeu ontem, 18 de Julho, a apresentação do disco de ‘Severa- O Musical’, com a presença de Filipe La Féria e de grande parte do elenco. No final da apresentação, Filipa Cardoso, que interpreta Severa Onofriana, falou com o Infocul.

A fadista e actriz começou por dizer que “tenho crescido como Severa a cada dia que passa. Em cada representação vou conhecendo um bocadinho mais dela”.

Explicou que “para lhe vestir a pele foi um processo gigante e o Filipe foi uma grande parte disso. Eu comecei a conhecê-la dentro de mim ao longo de todos os espectáculos e cada vez mais eu a conheço, cada vez mais eu me emociono, cada vez mais eu visto aquilo com mais verdade e cada vez mais aquilo faz mais sentido”.

Filipa Cardoso é uma fadista de raça e Severa era mulher e fibra. Questionámos a actriz sobre como é este trabalho quando há características comuns entre a pessoa e o personagem. “Há muito da Filipa e muito mesmo da Severa. A Severa é uma mulher que se defendia da própria época em que nasceu e que viveu, foi a pior das épocas, foi uma época muito sangrenta no meio da guerra entre os liberais e os absolutistas e isso não acontece hoje, mas eu identifico-me com ela no coração, eu não sou uma mulher propriamente muito doce, sou uma mulher de afectos e sou uma mulher com coração e essa é a Severa, sou uma mulher que defende as pessoas com muita justiça essa é a Severa, e sou muito intempestiva, sou muito pelo na venta claro que sim, sou o tal vendaval, a Severa é isso, e isso trouxe-me muitas mais valias, obviamente não sou nenhuma meretriz, obviamente que há valores que eu conservo que se calhar a severa conservaria na época em que vivemos, mas foi obrigada à época dos tempos do século XVIII, daquilo que era o ‘Deus nos acuda’ e eu tenho muito, muito dela”.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6432 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.