Filipe Martinho toureia na Moita: “Vou fazê-lo com o maior sentimento do mundo, pois estou na praça da minha terra!”

Fotografia: Catarina Pedro

Filipe Martinho é um dos alunos da Escola de Toureio da Moita, que integrará a novilhada da feira Taurina da Moita 2020, sexta-feira, e foi pelas “mãos” da afición da Moita que nasceu em Filipe Martinho a vontade de ser novilheiro.

Considera que foi nesta escola que aprendeu tudo o que sabe, sobre toureio e Tauromaquia, seja nas vertentes práticas ou teóricas.

Este jovem tem uma grande admiração pela profissão de matador de touros, tendo como referências El Juli, Morante de la Puebla, Roca Rey e António Ferrera.

Filipe considera que tourear é a capacidade de transmitir emoções, assim sendo considera que “cada toureiro tem o seu tipo de toureio, porque ‘se tourea como se es’”. “Dentro do que sinto, o que procuro é ter um estilo de toureio que transmita, pois tudo o que se faz na vida com sentimento, resulta”, acrescenta.

Apesar de ainda estar no início desta profissão, o jovem novilheiro já toureou em várias praças de touros importantes tanto em Portugal, Espanha ou França (Campo pequeno, Moita, Vila franca de Xira, Granada, La Algaba e Béziers).

O meu percurso é pouco extenso mas com total entrega e vontade de ser toureiro” e é com esta vontade que Filipe promete apresentar-se na arena da Moita, esta sexta-feira.

Tenho as melhores expectativas. Irei tourear para mostrar a minha evolução e vou fazê-lo com o maior sentimento do mundo, pois estou na praça da minha terra!”, disse-nos.

Filipe Martinho almeja vir a ser matador de touros. Entrega não lhe falta e o seu maior sonho é “Ser figura do Toureio”.

O cartel da novilhada popular, a 18 de Setembro é:

Dia 18 – 22:00 horas – Novilhada Popular

Cavaleiros Praticantes: Francisco Núncio e António Núncio

Forcados: Aposento da Moita

Novilheiros Praticantes: Paula Santos, Yeray Gomez, Duarte Silva e Filipe Martinho

Ganadarias: Palha, Branco Núncio, Ascensão Vaz, Canas Vigouroux, Falé Filipe e Calejo Pires.

 

Entrevista e Texto: Sónia Batista
Coordenação e Edição: Rui Lavrador

Sónia Batista

Sónia Batista iniciou a sua formação na escrita taurina na revista luso-espanhola Ruedo Ibérico em 2004 e desde aí procurou formação na área, em Portugal e Espanha. Ao longo dos anos colaborou com quase toda a imprensa taurina nacional e tem-se especializado na imprensa taurina internacional. Iniciou o seu percurso internacional no burladero.com em 2010, passando por vários órgãos de imprensa espanhóis até chegar em 2013 à prestigiada revista 6TOROS6, a qual considera a maior escola da escrita taurina.

Sónia Batista has 22 posts and counting. See all posts by Sónia Batista

Sónia Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.