Forcados Amadores de Cascais na próxima nocturna do Campo Pequeno

 

 

 

O Grupo de Forcados Amadores de Cascais, capitaneado por Paulo Loução, vem na próxima quinta-feira à “Corrida Concurso de Pegas”, discutir o prémio para a “Melhor Pega de Caras”, com os grupos dos Amadores do Ribatejo e Amadores da Chamusca, frente a seis imponentes toiros da ganadaria Pinto Barreiros.

 

É antiga a tradição de grupos de forcados amadores em Cascais. As origens do actual grupo remontam a 1963, tendo o grupo funcionado com muitas intermitências ao longo dos anos pelo que a data inscrita na Associação Nacional de Grupos de Forcados e que marca a respectiva antiguidade é 21 de Junho de 1981, na Praça de Toiros de Cascais, sob o camando de Francisco Cano.

 

Para além das mais importantes praças de toiros de Portugal, onde conquistou vários prémios, o grupo actuou também em Espanha, França e Estados Unidos da América (Califórnia). Com assinalável êxito.

 

Além de Francisco Cano, foram cabos do grupo José Luís Zambujeira, Pedro Marques e, na actualidade, Paulo Loução.

 

Uma faceta menos conhecida dos forcados de Cascais foi a sua intervenção em dois filmes portugueses, no final da década de 1960: Um documentário de um cineasta alemão, rodado na antiga estalagem do “Gado Bravo”, por ocasião de um concurso de Miss Mundo e a dobragem do fadista Fernando Farinha, que representava o papel de forcados, no filme “A Última Pega” (1964).

 

O cartel da corrida de quinta-feira completa-se com os cavaleiros Luís Rouxinol, Filipe Gonçalves e Francisco Palha.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6411 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.