A Praça de Touros de Coruche recebeu, este domingo, a primeira de duas corridas de touros que integram a feira taurina Ganadarias do Sorraia.

Em praça, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha, frente a 4 touros das ganadarias Veiga Teixeira e António Silva. Pegou em solitário, o grupo de Forcados amadores de Coruche.

Manuel Telles Bastos abriu a sua primeira actuação com uma sorte gaiola bem desenhada, frente a um touro da ganadaria António Silva, com 545 kg. O cavaleiro desenvolveu, seguidamente, uma lide de boa qualidade com destaque para um toureio clássico, mas sem triunfo redondo.

Francisco Palha enfrentou um touro da ganadaria Veiga Teixeira, com 555 Kg. O jovem cavaleiro teve uma lide de grande labor e o habitual toureio de risco e emoção, apostando em sortes frontais e de praça a praça, com destaque para o quarto e quinto ferros curtos, de excelente nota. Boa actuação de Palha, frente a um touro que lhe criou dificuldades.

Manuel Telles Bastos enfrentou, na sua segunda lide, um touro da ganadaria de Veiga Teixeira, com 530 Kg. O cavaleiro enfrentou algumas dificuldades com o seu oponente, não conseguindo uma lide ligada e conseguida. Muito esforçado e a tentar estar bem, mas a não conseguir o triunfo almejado.

Francisco Palha lidou o quarto, e último touro da noite, pertencente da ganadaria António Silva, com 535 Kg. Recebeu o oponente com uma sorte gaiola bem conseguida e cravou para dois compridos de boa nota. Nos curtos, começou com uma passagem em falso, mas daí em diante foi uma demonstração de qualidade superior por parte de Palha. Bem na brega, a escolher os terrenos, a medir distâncias, a atacar a sorte, a cravar de forma superior e a rematar bem. Actuação muito completa de Francisco Palha, com quatro curtos de boa nota, frente a um bom touro.

Pelos Amadores de Coruche foram à cara: José Macedo Tomás (primeira tentativa, numa excelente execução), João Prates (quarta tentativa), Miguel Raposo (primeira tentativa, conseguida com garbo) e António Tomás (terceira tentativa).

Corrida dirigida por Marco Cardoso, assessorado por José Luís Cruz.

A Associação Nossa Praça esteve exemplar na organização da corrida, nas medidas de segurança apresentadas e na proposta apresentada para um ano diferente, com 4 touros em cada corrida. Registo para a boa entrada de público.

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: Rute Nunes & Carlos Pedroso

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6768 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.