Francisco Palha volta a triunfar em Vila Franca de Xira

 

 

A Praça de Touros Palha Blanco, em Vila Franca de Xira, recebeu, este domingo, um concurso de ganadarias. Os prémios foram atribuídos da seguinte forma: apresentação para o toiro da ganadaria de António Silva e o prémio bravura para os touros de São Torcato e Veiga Teixeira, ex-aequo.

 

 

Perante reses das ganadarias Veiga Teixeira, Dr. António Silva, Passanha (que se lesionou nos curros e foi substituído pelo sobrero de Veiga Teixeira), São Torcato, Higino Soveral e Silva Herculano, actuaram os cavaleiros Manuel Telles Bastos, Francisco Palha e Luís Rouxinol Jr. Pegaram os Forcados Amadores do Ribatejo, Aposento Barrete Verde e Ramo Grande.

 

 

Manuel Telles Bastos teve, na primeira lide, um oponente da ganadaria António Silva. Abriu com um ferro cravado em sorte gaiola, bem desenhado. Cravou mais dois compridos de qualidade regular e depois veio a menos nos curtos com algumas passagens em falso, pouca lide, e a não saber estar por cima de um oponente com pouca transmissão. O seu segundo oponente era pertença da ganadaria Higino Soveral que não permitiu ao cavaleiro atingir o triunfo. Uma lide sem história perante oponente que se adiantava muito no momento as reuniões, dificultando o labor do cavaleiro. Uma tarde nada feliz para Telles Bastos em Vila Franca de Xira.

 

 

Francisco Palha lidou uma rés da ganadaria São Torcato, na sua primeira actuação desta tarde. E com Palha a qualidade é outra. Começa a jogar noutra divisão no Portugal das Touradas. Palha consegue trazer o touro na garupa do cavalo, sabe-o colocar nos terrenos mais acertados, desenha bem as sortes e crava com acerto e emoção. O quinto curto é de outra galáxia, já depois de quatro de excelente qualidade. Palha é toureiro na verdadeira acepção desta arte. O touro foi brindado com volta a arena, devido à sua qualidade, antes da recolha e o ganadeiro deu também volta a arena. Cavaleiro premiado com duas voltas ao ruedo. Brilhante actuação de Palha! Na sua segunda lide teve por diante um exemplar Veiga Teixeira, um touro menos colaborante e a que mesmo assim Palha deu uma lide adequada. Palha pisa os terrenos de que muitos fogem e não abdica da identidade do seu toureio. Ferros cravados com emoção e a aprender o público durante toda a lide. Uma lide de qualidade mas, que por culpa do touro, não atingiu a excelência.

 

 

Luis Rouxinol Jr lidou um exemplar da ganadaria Silva Herculano, começando com três curtos regulares e sem grande alarde. Nos curtos elevou a sua actuação. O mais novo Rouxinol tem qualidade e talento mas tem de criar a sua própria identidade. Três curtos de grande nota e um toque na montada, desnecessário. Rouxinol Jr vive sempre neste limbo. Entre o bom e o menos bom. Identidade e regularidade serão trunfos para o sucesso que o seu talento auspicia. A lide que fechou esta tarde/noite na Palha Blanco foi perante um exemplar da ganadaria Veiga Teixeira. Que grande lide de Rouxinol Jr perante um touro sério e que permitiu ao mais novo do clã Rouxinol uma actuação com grande qualidade. Os curtos são todos de boa nota e de quem quer ser figura do toureio. Boa lide de Rouxinol Jr que a culminou com bom par de bandarilhas. Ganadeiro e Maioral deram volta a arena com cavaleiro e forcado.

 

 

Pelos Amadores do Ribatejo pegaram Pedro Espinheira (segunda tentativa) e Rafael Costa (primeira tentativa). Pelos Amadores do Aposento Barrete Verde pegaram Marcelo Loia (primeira tentativa) e Diogo Amaro (segunda tentativa). Pelos Amadores do Ramos Grande pegaram Luís Valadão (terceira tentativa) e Manuel Pires (primeira tentativa).

 

 

O júri foi composto por Simão Comenda, José Luís Gomes e um representante da empresa promotora desta corrida.

 

 

Corrida dirigida por João Cantinho, assessorado por Jorge Moreira da Silva.

 

Fotografia: Hugo Calado/Toureio.pt
Galeria Completa: AQUI

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 08/10/2018


About the author /


Related Articles

Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_