Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas a jovens músicos

Tamsin Waley-Cohen © Patrick Allen

 

No dia 19 de Fevereiro, domingo, a Fundação Calouste Gulbenkian abre as suas portas às Rising Stars. Estes músicos foram nomeados pela ECHO – European Concert Hall Organization, organização constituída pelas mais prestigiadas salas de concertos da Europa, entre as quais consta a Gulbenkian Música.

 

 

Os Rising Stars são compostos por jovens músicos de um extraordinário talento que receberam formação no sentido de se tornarem mais aptos na gestão dos seus percursos artísticos. As suas actuações nos diversos palcos associados à ECHO constituem uma oportunidade de consolidar a sua experiência musical no período inicial das suas carreiras.

 

 

Esta edição de Portas Abertas é composta por cinco concertos. Neste dia vai actuar a formação Armida Quartett (às 11:00), os pianistas Christopher Park (às 13:00) e Mariam Batsashvili (às 17:00), o clarinetista Horácio Ferreira (às 15:00) e por fim a violinista Tamsin Waley-Cohen (às 19:00).

 

 

A par dos concertos Rising Stars, associam-se outros jovens artistas em diversas actividades e diferentes espaços. O Coro Estágio Gulbenkian apresenta-se às 16:00 em concerto com a pianista Jill Lawson, dirigido por Paulo Lourenço, e a Academia de Música de Lisboa propõe a descoberta de uma Camerata de jovens músicos, às 14:00, com direcção musical de Rui Fernandes. 

 

 

Ao longo do dia, é exibido, em vários horários, o documentário de Tiago Figueiredo (que pode ser visto às 12:10 e às 18:45) relata o percurso do Estágio Gulbenkian para Orquestra em 2015, e têm ainda lugar duas oficinas de exploração musical para famílias, com o formador Nuno Cintrão (inscrição no próprio dia). Estas oficinas iniciam-se às 10:30 e às 16:30 com o título “Eu compositor?!?”.

 

 

Os concertos e actividades são de entrada livre.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.