charles-aznavour-03

 

O MEO Arena acolheu ontem uma lenda viva da “chanson française”, Charles Aznavour. Com 92 anos, não deixou créditos por mãos alheias.

 

 

Charles Aznavour é uma verdadeira lenda viva da “chanson française”. Aos 92 anos (feitos a 22 de Maio), mantém a frescura vocal que deslumbra públicos em todo o mundo, recusa-se a parar, continuando a gravar discos e a actuar ao vivo. E ainda bem que o faz.

 charles-aznavour-21

 

Protegido de Edith Piaf, cantor, compositor, actor, activista e diplomata, Oficial da Legião de Honra, Charles Aznavour é um dos raros grandes nomes revelados no pós-II Guerra Mundial a ser autor das suas próprias canções. Escreveu mais de 800 e vendeu mais de 180 milhões de discos. Quem não recorda “La Bohème”,  “La Mamma”, “Les Plaisirs Démodés” ou “Mês Emmerdes”?

 

charles-aznavour-20

 

Foi o primeiro artista francês a chegar ao nº 1 do Top Inglês e as suas canções foram gravadas por Bryan Ferry, Elton John, Carole King, Paul Anka, Frank Sinatra, Sting, Laura Pausini ou Elvis Costello.

 charles-aznavour-13

 

Nascido em 1924 em Paris de pais arménios, tornou-se num lutador incansável em nome do povo arménio, sendo embaixador permanente da UNESCO e delegado permanente da Arménia nas Nações Unidas, tendo fundado a organização de solidariedade “Aznavour For Arménia” em resposta ao terramoto na Arménia em 1988. . O seu activismo estendeu-se também à política francesa,  e a várias iniciativas em defesa dos direitos dos artistas e da lei do copyright.

 charles-aznavour-09

 

O fotógrafo João Serra de Almeida apresenta-nos as imagens do concerto realizado ontem, 10 de Dezembro, no MEO Arena.

charles-aznavour-15

 

charles-aznavour-08

 

charles-aznavour-06

 

charles-aznavour-05

 

charles-aznavour-01

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6768 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.