Galeria NAVE apresenta exposição individual, da artista plástica Mónica Mindelis.

Foto: Teresa CG

No dia 5 de Novembro a partir das 17 horas, Mónica Mindelis apresenta a última série da sua obra “Não acordes o dragão” na Galeria NAVE na Travessa do Noronha 11B, ao Príncipe Real.
A artista luso-brasileira Mónica Mindelis apresenta numa exposição com a curadoria de Mercedes Cerón, a sua série mais recente sobre o estudo que tem desenvolvido nos últimos anos, a dualidade da vida que atravessa e condiciona todas as coisas, a partir da constatação de que a sombra precisa da luz, como o mal do bem. O trabalho da artista desenvolve-se frequentemente em séries que partem da pintura e chegam à tridimensionalidade – os contrastes formais entre mancha e linha, opaco e translúcido, pesado e leve, sublinham o carácter dual da pesquisa que procura a estabilidade e o equilíbrio. O gesto exterioriza um entendimento que é gerado internamente no decurso da investigação, alimentada por textos reflexivos e literários de diferentes autores, e em particular de Gaston Bachelard.

Existe uma relação dualista entre corpo e alma, e consequentemente a existência enquanto colectividade que nos conduz à reflexão de Goethe sobre o “principio da vida, que contém as possibilidades de, dos simples começos dos fenómenos, ascender à infinita e diversa multiplicidade”. É através de um “berço”, como símbolo de recolhimento do ser humano em que as emoções se debatem entre o estado de exibição e/ou de omissão, que Mónica nos posiciona no início desta série, “NÃO ACORDES O DRAGÃO”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.