Mascarenhas-Martins

 

Depois da sua estreia no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida, o espectáculo Goodbye Maria Albertina começa agora uma digressão no Concelho de Montijo que irá passar por Pegões, Canha, Sarilhos Grandes e Atalaia.

 

 

A segunda produção da Companhia Mascarenhas-Martins parte da poesia de cariz popular de Maria Marques Jacinto e conta com a encenação de Maria Mascarenhas. No centro da acção está Ti Maria Albertina, personagem criada pela autora montijense para retratar a contemporaneidade.

 

 

Com Goodbye Maria Albertina a Companhia Mascarenhas-Martins propôs partir da obra de uma autora de Montijo para criar um espectáculo em que a identidade local dialoga com o teatro contemporâneo. De uma selecção de poemas de Maria Marques Jacinto construiu-se uma dramaturgia que acompanha dois dias (e uma noite) na vida de Ti Maria Albertina. A dificuldade em conseguir abdicar dos seus sonhos fá-la considerar uma vida nova no estrangeiro. Talvez assim consiga cumprir o seu desígnio: ser reconhecida como a poetisa do povo. Porém, tanto o seu Filho Alberto e o Neto Marco Paulo têm uma palavra a dizer sobre assunto. Afinal, a subsistência de ambos depende da velha matriarca.

 

 

Esta itinerância pelas várias freguesias do Concelho de Montijo tem como objectivo testar uma rede de circulação interna de actividades culturais, no sentido de aproximar as mesmas da população. Para tal, a Companhia Mascarenhas-Martins conta com o apoio da Câmara Municipal de Montijo, Junta de Freguesia da União das Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, União das Freguesias de Pegões, Junta de Freguesia de Sarilhos Grandes, Junta de Freguesia de Canha e União das Freguesias de Atalaia e Alto-Estanqueiro/Jardia, bem como de colectividades como a Sociedade Filarmónica 1.º de Dezembro, Sociedade Cooperativa União Piscatória Aldegalense, AMUT – Academia Musical União e Trabalho e Sociedade Recreativa Atalaiense.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6771 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.