Graça Fonseca atribui Medalha de Mérito Cultural a Paula Rego

 

 

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, vai atribuir a Medalha de Mérito Cultural à pintora Paula Rego já no próximo dia 16 de Julho. A distinção será feita no atelier da pintora, em Londres.

Paula Rego, pela sua forma de pintar os segredos da humanidade e pelo seu percurso exemplar e único na história da pintura, representa um nome maior da arte contemporânea portuguesa e europeia. Ao longo de décadas e através da sua pintura, livre de estéticas, escolas e formas, aprendemos a observar as regras de convivência entre homens e mulheres, mas também enriquecemos com a forma como traduziu, interpretou e imaginou os mais diversos contextos sociais e políticos.

Através do conjunto da sua obra percebemos ainda o quão grande pode ser o contributo da pintura para a construção de um imaginário sem fronteiras, sem limites e sem pudores, onde a condição da mulher não é nem periférica nem metafórica, mas uma afirmação concreta e uma realidade exposta.

A inauguração, em 2009, da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, permitiu o acesso mais alargado de públicos não só à sua obra, mas também à vida excepcional da artista. Em 2010, recebeu um dos seus maiores galardões, ao ser nomeada Dame Commander of The Order of the British Empire, pela sua contribuição para as Artes pela Coroa Britânica.

Paula Rego está representada em várias das mais importantes colecções públicas europeias e em prestigiadas exposições em museus e em espaços expositivos de todo o mundo. Ampla e justamente premiada, o seu reconhecimento internacional constitui um extraordinário contributo para a afirmação da singularidade da criação e dos artistas portugueses.

Paula Rego é uma artista extraordinária, que sempre procurou transformar a realidade através da arte. E é mulher e portuguesa. Portugal tem um imenso orgulho em poder afirmá-lo. Por isso, decidiu o Governo português reconhecê-lo publicamente através da atribuição da Medalha de Mérito Cultural.

Na sua deslocação a Londres, entre os dias 16 e 17 de Julho, a Ministra visitará também a exposição da pintora Paula Rego: Obdience and Defiance, na Milton Keynes Gallery, patente até ao próximo dia 22 de Setembro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.