Graça Fonseca sobre Touradas à Americana: “Uma coisa óptima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses.”

 

 

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, marca presença na Feira do Livro de Guadalajara. E já reagiu à notícia do Expresso sobre a possibilidade, ideia de deputados do PS, de Portugal adoptar o modelo das corridas de touros à americana. Recordamos que Graça Fonseca te também a tutela da Comunicação Social

 

Quando questionada sobre este assunto disse que “uma coisa óptima de estar em Guadalajara há quatro dias é que não vejo jornais portugueses. Não sei, não conheço”.

 

Acrescentou ainda que “estamos num sítio extraordinário a falar de cultura portuguesa, não quero voltar a falar de touros. Hoje quero mesmo só falar de literatura e a minha tourada hoje vai ser aqui na feira de Guadalajara”, em entrevista à SIC.

 

Sobre a ideia de mudar as touradas em Portugal, o deputado socialista Pedro Delgado Alves explicou à Renascença que “há apenas dois deputados que estão a estudar o direito comparado e a situação na Califórnia – portanto, não há ainda um projecto – e não é um projecto do Partido Socialista, é uma iniciativa de estudo e de avaliação de uma possibilidade de realização de espectáculos tauromáquicos sem haver a utilização de bandarilhas, como se faz noutros países”. “Não é ainda um projecto, mas uma ideia que estamos a explorar”, volta a sublinhar.

 

 

Não sendo, poderá vir a ser. “Exactamente”, responde. “É importante, neste processo, ouvir as associações de um lado e do outro do debate, para garantir que tem lugar a atividade tauromáquica e para garantir que salvaguarda o bem-estar animal”, explica. Em Outubro, Graça Fonseca causou polémica ao afirmar que a tauromaquia “não é uma questão de gosto, é uma questão de civilização”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.