Guimarães vai receber novos projectos que contam com fundos europeus

guimaraes

 

 

A Oficina vai apresentar três projectos europeus que estão ligados ao Westway Lab, Novo Circo e ao CIAJG. Estes projectos estão ligados às áreas da música, artes visuais e novo circo. Estes projectos têm em comum o apoio que prestam aos novos autores, o que reforça o caminho percorrido pel’ A Oficina no apoio à criação.

 

 

Na música, o Westway Lab Festival, juntamente com oito parceiros europeus, deram origem ao INES (Innovation Network of European Showcases). Esta é uma rede de cooperação no que toca à descoberta de artistas e ao desenvolvimento destes no mundo da música. Um dos principais objectivos é a internacionalização da música portuguesa.

 

 

Este projecto de cooperação vai agregar oito festivais europeus de showcase (de onde se destaca o Westway Lab) e a plataforma digital gigmit. Esta parceria vai ter uma duração de 4 anos e vai ser comparticipado em dois milhões de euros pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

 

 

O INES vai ter quatro áreas de financiamento e intercâmbio como é o caso do: INES#talents (que vai permitir que os jovens talentos tenham exposição europeia), INES#pro (dirigido a profissionais da área musical), o INES#conference (pretende ampliar a digitalização da indústria da música) e o INES#festivals (que oferece às bandas a oportunidade de se candidatarem on-line a festivais de showcase na Suécia, Áustria, Luxemburgo, Espanha, Portugal,  Polônia, Eslovênia e Reino Unido).

 

 

Os parceiros deste projecto (Liverpool Sound City, Live at Heart, MENT Ljubljana, Monkey Week, Sonicvisions, Spring Break, Waves Vienna, Westway Lab e gigmit) têm como objectivo prosseguir um caminho de crescimento para estabelecer uma rede forte que ligue todos os festivais de showcase que são realizados na Europa.

 

 

No que toca às candidaturas para as Residências Artísticas e para os City Showcases do Westway Lab Festival 2018, estas já estão abertas e podem ser realizadas através do sítio do festival na internet (www.westwaylabfestival.com).

 

 

O Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) viu aprovada a a sua integração na PARALLEL. Esta plataforma reúne 18 organizações culturais de 16 países europeus que se juntaram para estabelecer um novo padrão de qualidade para a fotografia contemporânea europeia e para a cooperação internacional entre os agentes culturais europeus. Esta rede, que tenciona criar uma plataforma eficaz para a exposição de artistas e curadores emergentes europeus, tenciona assegura uma ampla e diversificada disseminação geográfica para os fotógrafos e agentes culturais aqui inscritos que assim vêem as fronteiras desfeitas.

 
Para além dos projectos na música e nas artes visuais, a Oficina aposta no Novo Circo com um projecto desenvolvido em parceria com a CircusNext PLaTFoRM, plataforma europeia que procura promover os artistas emergentes dando-lhes mais visibilidade a nível nacional

 

 

A juntar à música e às artes visuais, o Novo Circo vai ser uma aposta da Oficina graças ao envolvimento com a CircusNext PLaTFoRM, plataforma europeia que visa promover artistas emergentes e dar-lhes visibilidade nos mercados nacionais e europeus.

 

 

Depois da conclusão do projecto CircusNext, a CircusNext PLaTFoRM ganhou uma nova configuração deixando apenas de ser uma plataforma que tem como objectivo apoiar autores emergentes para impulsionar o Novo Circo a nível europeu. A evolução na configuração do apoio aos jovens autores foi um dos projectos seleccionados pela Comissão Europeia no apoio aos jovens artistas.

 

 

A Oficina vai apresentar processos feitos ou em desenvolvimento de Novo Circo feitos por novos autores a nível europeu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.