Hernâni Carvalho promove um olhar sobre o papel da mulher no seu novo livro “Ave-Marias”

Inesperado, tendo em conta o percurso do autor, mas bem ao seu estilo, «Ave-Marias» é um olhar sobre as mulheres reais e os seus papéis ao longo da História tendo como ponto de partida aquele que é o texto fundamental em que se baseia cultura ocidental: a Bíblia. O novo livro de Hernâni Carvalho chega às livrarias a 20 de Março, publicado pela Contraponto.

 

Votadas desde a Antiguidade ao silêncio e limitadas à reprodução e às actividades domésticas, ao longo da História as mulheres foram sempre remetidas para a sombra. E na Bíblia acontece o mesmo. A mulher bíblica era, essencialmente, amante, esposa e mãe. O seu papel era na vida familiar, dependendo do marido ou pai na vida social, económica, política e religiosa. Deixando bem claro o lugar da mulher: um lugar secundário, acessório, carregado de deveres e sem direitos.

Em «Ave-Marias», Hernâni Carvalho apresenta um olhar sobre essas mulheres, mulheres reais, que por vezes desempenharam papéis determinantes e acabaram retratadas como meras espectadoras, convidando a uma reflexão sobre o tratamento subalterno que ainda hoje, séculos e séculos depois, se dá às mulheres em muitos lugares.

O livro vai ser apresentado por Cristina Ferreira no dia 20 de Março, pelas 19:00, na Igreja da Memória, em Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.