Homenagem a Beatriz da Conceição foi o melhor momento da Gala Abraço! (C/Som e Vídeo)

 

 

O São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, acolheu este sábado, 1 de Dezembro, a 26ª Gala Abraço, que tem por objectivo principal a luta contra o preconceito e a recolha de receitas para o combate ao VIH- SIDA.

 

 

Com direcção artística de Deborah Kristall, a gala foi apresentada por Pedro Fernandes e Sónia Tavares (vocalista The Gift), pecando pela duração quase interminável. Começou pelas 21:30 (aproximadamente) tendo culminado já após as 02:00. Com intervalo…

 

 

O espectáculo, no qual os artistas actuam pró-bono e por solidariedade para com a causa, destacam-se os muitos travestis que actuaram (com playback mal feito na maioria, alguns de forma gritante, em que até Sónia Tavares deu ‘conselhos’) mas o momento a noite coube às fadistas Lenita Gentil, Maria da Fé e Marina Mota numa homenagem a Beatriz da Conceição.

 

Mas há que elogiar Fernando Santos, aka Deborah Kristal, pelo alinhamento e pelo desenvolvimento do mesmo, conseguindo diferentes ritmos e tonalidades que permitiram atenuar a longa maratona a que se assistiu.

 

 

Nota de destaque ainda para o músico brasileiro,Jaloo, que defende as lutas LGBTI, também actuou numa noite em que Tiago Fonseca abriu a noite com um momento de interessante desenvoltura física. A Marcha do Bairro Alto levou o bairrismo, e bem, a esta gala num dos melhores momentos da noite. Flávio Gil com poema de ‘Al Berto’ voltou a mostrar classe interpretativa, como bom actor que é.

 

 

 

 

Artistas que actuaram (além dos acima mencionados):

Paula Lovely (C/Asia Giannelli), Demi Starlight, Kina Karvel, Ashley Fox, Layza Star, Sammyra Summer, Norma Swan, Fado Bicha, Ramona Stuart, Miss Lane, Nicky Star, Suelly Cadillac, Clara Luz, Wanda Morelly, Sissi Imperatrice, Grupo Finalmente (Deborah Kristall, Samantha Rox, Jenny Larue, Nyma Charles, Stephanie Duvet, Diogo Cat), Zizzi Mayer, Jennifer Close, Roxy Vieira, Vitoria Village, Sallez, Eva Bron, Big Mamma, Naomy Beaty + Alejandro Souza, Kassandra, Elsa Martineli, Linda Xennon e Symone de la Dragma.

 

 

 

 

Esta noite tinha ainda dois prémios a serem atribuidos, um pelo público e outro por um júri (Rui Maria Pego, Joana Gama e Hugo van der Ding). O prémio do público foi atribuído a Eva Brown e o do júri (para melhor imagem) a Laiza Star.

Nota muito negativa para a duração do espectáculo. Cinco horas foram uma eternidade. Quantidade rima com qualidade mas não é sinal da mesma.

 

 

 

Marina Mota

Em declarações ao Infocul, antes de subir a palco, Marina Mota revelou que “sou uma muher anti-preconceito, a igualdade faz parte dos direitos humanos”, sendo esse o principal motivo para a sua participação nesta gala. Questionada sobre como lidar com o preconceito, disse que “por norma quem exerce preconceito ou para quem é importante a diferença, é normalmente gente menor. Portanto, nós os superiores que não ligamos a isso, lidamos com superioridade. Peço desculpa pela modéstia”.

 

 

 

 

Gonçalo Lobo- Presidente da Abraço

O Presidente da Abraço abordou o que foi feito este ano e em declarações ao Infocul disse ainda de que forma as pessoas podem ter acesso às actividades e ao destino dado a todo o dinheiro angariado pela associação.

Este ano não foi época de lançamento de grande projectos, foi época de preparação de grandes projectos. Por isso temos vários projectos na calha para o ano: uma cresce para abrir em Setembro, um projecto que iremos ter que vai conferir a qualidade de vida das pessoas infectadas pelo VIH, a abertura do centro de rastreio na Madeira, temos também um protocolo com a Região Autónoma dos Açores mas nuns moldes modestos que para o ano vão lançar mais iniciativas, portanto este ano foi muito de preparação destes projectos para eles se concretizarem em 2019”.

 

 

Texto e Entrevistas: Rui Lavrador
Fotografia e Vídeos: Música Unida

 

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 02/12/2018


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

_