Joana Rios apresenta-se na Casa da Música

joana rios12

 

Joana Rios vai apresentar o seu novo trabalho, ” Fado de Cada Um”, na Casa da Música, no Porto, no dia 27 de Maio, às 21:30. Neste concerto será acompanhada pelos músicos Luis Coelho, na guitarra portuguesa, e Pedro Pinhal, na viola de fado.

 

 

Desde muito cedo que a fadista demonstrou a sua aptidão para a música. Aos 19 anos teve o seu primeiro encontro com o Fado, momento que foi proporcionado por Fernando Maurício e que viria a deixar-lhe uma marca indelével com efeitos na sua carreira anos mais tarde.

 

 

Em 2005, Joana Rios editou o seu primeiro disco em nome próprio, trabalho esse que resultou de uma série de concertos nos quais a cantora fez uma homenagem a uma das suas grandes influências, Ella Fitzgerald. O facto deste álbum ter esgotado a sua edição de 2000 cópias, fez com que Joana Rios se lançasse artisticamente, no entanto, os discos que lhe seguiram, “Universos Paralelos” (2007) e “3Desejos” (2011), já apontavam para um universo musical bastante distinto desse disco de estreia, sendo estes cantados em português contendo maioritariamente música original composta por Joana Rios.

 

 

Em 2013 deu-se o encontro entre Joana Rios e o mestre da guitarra portuguesa António Parreira, encontro que reavivou uma memória perdida duma relação antiga de Joana Rios com o Fado. Foi o despertar dessa memória, da importância da palavra e da interpretação do fadista que deram origem a uma dedicação intensa e total nos últimos anos, do qual o seu disco de estreia como fadista “Fado de cada um” editado a 24 de Junho de 2016 é testemunho.

 

 

Os concertos de apresentação deste trabalho têm acontecido um pouco por todo o país. Depois do espectáculo na Casa da Música, Joana Rios vai estar na Dinamarca de 02 a 05 de Junho (nos dias 02 e 03 actua no Smaeran Torshavn, já a 05 de Junho sobe ao palco do Posthus- Teatret Copenhaga) e acaba o mês com uma actuação no Pateo Alfacinha, em Lisboa (dia 26 de Junho).

 

Fotografia: Rogério Paulo Gonçalves

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.