O canto- autor e percussionista João Caetano prepara lançamento de edição exclusiva em vinil do seu novo projecto Rhythm& Fado, no próximo dia 27 de Fevereiro, em Londres. Espera- o um grande concerto no late night show da famosa catedral de música londrina, o Ronnie Scotts que, exactamente no mesmo dia e local, abre as portas ao concerto já esgotado da fadista Carminho.

Rhythm &Fado de João Caetano é um projecto multicultural que tem por objectivo ajudar a manter viva, no mundo, a herança cultural portuguesa, procurando identificar os sons que representam essa tradição, entre a Guitarra Portuguesa e a Percussão Popular Portuguesa, mas que procura, ao mesmo tempo, estabelecer uma estética de fusão com outras sonoridades, explorando diferentes dimensões musicais com instrumentos que compõem o Jazz, e também o Folk, como o Piano, Clarinete, Viola e Baixo.

Segundo o músico, “A Guitarra Portuguesa” é como um Cavalo Sangue Puro Lusitano, este ultimo cheio de virtudes comprovado pelos seus resultados em disciplinas equestres tão variadas como atrelagem, salto, ensino, equitação de trabalho, etc. Tal qual a Guitarra Portuguesa que tem essa capacidade de se transmutar. Exploro este potencial da nossa guitarra em todos os meus projectos e, em especial, no Rhythm & Fado. Procuro, neste ultimo, apresentar uma miscigenação de sons e de ritmos improváveis, combinando a guitarra portuguesa com sonoridades de Folk e Jazz, e trazendo ainda à ribalta, e como percussionista, o som original grave e seco do bombo tradicional português”.

João Caetano encontra- se a promover os singles que compõem o repertório do seu álbum de estreia Rhythm&Fado, numa distribuição digital AWAL. Entrevistado pela BBC, e pelas revistas da especialidade

Tendo completado, em Londres, a sua formação musical na disciplina de percussão, João Caetano é também percussionista residente da banda global de jazz, os Incógnito, com os quais faz tours para Ásia, América do Norte e América latina, África e Europa, o que, segundo o músico “constitui uma experiência brutal. A minha vida é um vendaval de sons, culturas e ritmos”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.