João Pedro Pais e Tony Carreira nas Festas de São Pedro, no Montijo

Tony Carreira

 

As Festas Populares de São Pedro 2017 estão quase a chegar ao Montijo. Serão seis dias inesquecíveis onde as emoções vão estar ao rubro e as actuações de Tony Carreira e João Pedro Pais serão as cerejas no topo do golo. A animação no Montijo está garantida de 27 de Junho a 02 de Julho.

 

 

Na apresentação do programa das Festas de São Pedro, que teve lugar no dia 21 de Junho, no Jardim da Casa Mora, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, referiu que as festas são um resultado colectivo de toda a comunidade montijense, das associações, das colectividades, das nossas tertúlias, dos (as) voluntários (as), dos elementos da comissão de festas, das instituições económicas, da União de Freguesias do Montijo e Afonsoeiro, entre outros.

 

 

Este ano, as festas têm uma programação que reflecte os grandes valores da cidade: a diversidade e a abertura. São estes valores que vamos celebrar, afirmou o autarca.

 

 

Já o presidente da Comissão de Festas, José Manuel Santos afirmou que “este ano o arraial tem seis mil metros, 40 mil pontos de iluminação. Vão ser 148 eventos e 4828 participantes, que vão actuar durante os seis dias de festa. 

 

 

As Festas de São Pedro arrancam a 27 de Junho, às 19:00, com a abertura oficial junto ao edifício dos Paços do Concelho, onde se fará ouvir o hino das Festas Populares de São Pedro. Neste primeiro dia de programa, destaque para o concerto de João Pedro Pais, no palco da Praça da República, às 22:30. 

 

 

Já a 28 28 de junho, às 22’00 na Praça da República, a noite será da Popular FM com a actuação de vários artistas convidados. 

 

 

O Dia de São Pedro celebra-se na quinta-feira, dia 29 de Junho, às 07:00, a Procissão Fluvial vai sair do Cais das Faluas. A Procissão Noturna em Honra de São Pedro está marcada para as 22:00 e será um dos momentos altos da nossa festa, com cerca de 26 andores presentes. 

 

 

Como habitualmente, no dia de São Marçal, 30 de Junho, vai voltar a cumprir-se a Arrematação das Bandeiras e Imagens e o Tradicional Almoço da Classe Piscatória. À noite as Marchas Populares desfilam na Avenida dos Pescadores e na Praça da República. Às 00:00 é a hora da ansiada Grande Noite de Comes e Bebes e do Pescador com O Grande Churrasco e massa de peixe, junto à SCUPA, com o apoio da Raporal/STEC no Bairro dos Pescadores e na Praça Gomes Freire de Andrade.

 

 

No dia 01 de Julho, sábado, uma novidade: às 13:00, na Rua Humberto de Sousa, realiza-se o primeiro Almoço do Grupo de Amigos do Bairros dos Pescadores. 

 

 

A Rua Joaquim de Almeida e a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos são o palco principal das tradições tauromáquicas. No dia 01 de Julho, às 17:00, sairá da Rua Joaquim de Almeida o Cortejo Marialva com campinos trajados a rigor e cabrestos. 

 

 

Um dia de festas que irá terminar com O Grande Churrasco”, às 00,30, na Rua Joaquim de Almeida, e o Bibe Elétrico, a partir da 01:00, com saída do Largo da Sibéria. 

 

 

No último dia das Festas, 02 de Julho, terá lugar o I Encontro de Charangas Festas Populares de São Pedro e o almoço Pé na Areia entre tertúlias, moradores e amigos, na Rua Joaquim dAlmeida. 

 

 

No dia 02 de Julho, a Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos, vai receber uma aula Prática de Toureio a Pé, com as escolas taurinas do Montijo, de Badajoz e de Sevilha. Outra importante novidade tauromáquica das Festas de São Pedro 2017 é a realização, pela primeira vez em muitos anos, de duas corridas de toiros: no dia 28 de Junho e no dia 01 de Julho.

 

 

E para acabar, Tony Carreira vai actuar no palco da Frente Ribeirinha. O espectáculo vai iniciar-se às 22:30 e será seguido do tradicional fogo-de-artifício piromusical e a queima do Batel.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.