João Ribeiro Telles e a abertura da Feira da Moita: “A corrida está bastante rematada!”

João Ribeiro Telles, máximo triunfador, no toureio a cavalo, da Feira Taurina da Moita do ano passado, terá duas noites para mostrar o porquê  de ser considerado um dos cavaleiros mais aclamados da nova geração. Quanto à posição que ocupa no meio taurino, João Ribeiro Telles considera que é uma honra que lhe atribuam tal distinção. 

Questionado sobre quais os factores que o levaram a consolidar esta posição no meio taurino, o cavaleiro refere-nos que o segredo é a dedicação e a paixão pela profissão. “Vivo 24 horas do meu dia para a minha profissão. Dediquei-me a 100% e a verdade é que a vida me tem retribuído. Estou muito agradecido, mas também, sempre com vontade de trabalhar mais, para conseguir chegar ainda mais longe do que já cheguei.”

O facto de ter sido vencedor do troféu Máximo triunfador da Feira da Moita 2019, permitiu ao cavaleiro ter duas actuações na feira taurina da Moita deste ano, nos dias 15 e 17 de Setembro, respetivamente. Esta dupla presença na Feira deste ano, confere ao cavaleiro uma “responsabilidade muito grande, é das feiras mais importantes do nosso país!!!”. 

Tudo tem sido preparado ao pormenor, quadra eleita para as duas datas, sendo que em uma delas (corrida de quinta-feira), como irá tourear com o seu primo e aluno, Tristão Ribeiro Telles, João Ribeiro Telles irá compartir quadra.

Para a corrida de amanhã, João levará consigo oito cavalos, dos quais considera a quadra de confiança. De saída escolheu levar o Ilustre e o Iluminado, para as bandarilhas o Grand Duque, Glorioso, Ilusionista, Gaiato, Lusco Fusco e para o último tercio o Histórico.

Para quinta-feira, considera levar como cavalo de saída o Iluminado, bandarilhas Grand Duque, Gaiato e Ilusionista e para o último tercio, o Histórico.

A casaca para vestir amanhã também já está escolhida mas a de quinta-feira ainda não. 

Para amanhã o cavaleiro irá repetir a casaca verde escura, a qual usou na sua atuação na Feira Taurina da Moita do ano passado, que lhe possibilitou a boa sorte do triunfo máximo. Esta casaca pertencia a seu pai, João Ribeiro Telles, também ele cavaleiro tauromáquico.

João Ribeiro Telles, dentro da temporada atípica que estamos a ter, tem mantido o mesmo nível de qualidade no seu toureio e inclusive alguma frequência nas praças de touros. “Esta temporada tem sido positiva, dentro da situação que vivemos. Antes desta pandemia toureei dois festivais que correram muito bem e previa-se uma temporada em grande. Seguiu-se uma grande paragem por causa da pandemia mas quando regressaram as corridas voltei ao ritmo e com actuações com muita qualidade em Alcochete, Figueira, Lisboa, Reguengos e agora seguem-se as duas corridas da Feira da Moita…Não podia estar mais satisfeito!”

Para amanhã o cavaleiro está confiante com a qualidade da corrida e do cartel: “A corrida está bastante rematada! Teremos o matador Miguel Ángel Perera, uma das maiores figuras do toureio de Espanha; teremos também Luís Rouxinol, cavaleiro que dispensa apresentações, pela carreira tão consolidada que tem. Sobre a ganadaria, a cavalo, iremos tourear touros David Ribeiro Telles, a ganadaria triunfadora do ano passado no toureio a cavalo, a qual recebeu o prémio de Melhor Touro da Feira da Moita 2019. Temos portanto todos os ingredientes para uma corrida de grande qualidade e interesse.”

Sobre a corrida de quinta-feira, as expectativas do cavaleiro continuam altas, já que a quinta-feira da Feira da Moita é a data com mais tradição. É evidente também a satisfação por parte de João Ribeiro Telles, que o seu primo e aluno Tristão Ribeiro Telles integre este cartel de 6 cavaleiros, consigo. “ Sinto muita responsabilidade mas também muita satisfação”.

Recordamos o cartel que abre a Feira da Moita:

Dia 15 – 22:00 horas – Corrida Mista – Tradicional Corrida do Município

Cavaleiros: Luis Rouxinol e João Telles

Forcados: Amadores da Moita

Matador de Toiros: Miguel Ángel Perera

Ganadarias: David Ribeiro Telles (4 toiros para a lide a cavalo) e Ascensão Vaz (2 toiros para a lide a pé)

 

Já no dia 17, o cartel é o seguinte:

Dia 17 – 22:00 horas – Corrida de Toiros – Comemoração do 45º Aniversário da Fundação dos Forcados Amadores do Aposento da Moita

Cavaleiros: António Telles, Filipe Gonçalves, João Telles, Andrés Romero, António Prates e Tristão Ribeiro Telles (amador)

Forcados: Aposento da Moita

Ganadaria: Mata-o-Demo

 

Entrevista e Texto: Sónia Batista
Coordenação e Edição: Rui Lavrador
Fotografia: Diogo Nora

Sónia Batista

Sónia Batista iniciou a sua formação na escrita taurina na revista luso-espanhola Ruedo Ibérico em 2004 e desde aí procurou formação na área, em Portugal e Espanha. Ao longo dos anos colaborou com quase toda a imprensa taurina nacional e tem-se especializado na imprensa taurina internacional. Iniciou o seu percurso internacional no burladero.com em 2010, passando por vários órgãos de imprensa espanhóis até chegar em 2013 à prestigiada revista 6TOROS6, a qual considera a maior escola da escrita taurina.

Sónia Batista has 21 posts and counting. See all posts by Sónia Batista

Sónia Batista

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.