Jorge Fernando foi o director musical do espectáculo ‘Bem-Vinda Sejas Amália’, que decorreu na noite desta quinta-feira no Brejão.

Antes do espectáculo, em conversa com o Infocul na casa de férias de Amália Rodrigues, no Brejão, Jorge Fernando falou sobre o espectáculo e também da importância da fadista para a cultura portuguesa.

Depois de Amália ter falecido, nunca mais aqui entrei. São 20 anos! Mas assim que agora aqui entrei novamente as memórias despertaram imediatamente”, disse.

Revelou que tem um dueto “aqui gravado com ela”, acrescentando que a cumplicidade era tanta que “aqui fiz camarões para ela nesta mesma mesa, aqui jantámos… São memórias muito profundas que guardo”.

Jorge Fernando confessou que Amália “é o nome maior da música. Não é uma fadista. Isso é redutor. Amália é a Filosofia do Fado! Porque quando ela aparece todo o fado muda”, mesmo reconhecendo que “tínhamos nomes maravilhosos, brilhantes e históricos”.

Destacou que Amália mudou todo o fado: a roupa, os poetas, os músicos.

Como curiosidade, revelar que durante o espectáculo foi interpretado o tema “Ai Vida”, no qual Jorge Fernando interpretou o tema em conjunto com a voz de Amália, num dueto que chegaram a gravar.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6768 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.