José da Câmara participa nos Encontros de Fado de Almada e anuncia novo disco

DSC_2048

 

José da Câmara será um dos jurados dos Encontros de Fado em Almada, motivo que nos levou a entrevistá-lo.

 

 

José da Câmara começa por nos revelar que o convite para ser júri surgiu “há uns meses atrás” e que o critério que utilizará na avaliação dos participantes incidirá no “estilo, afinação e escolha de repertório”, sendo que o que o arrebata num fadista é “a entrega total”.

 

 

Revela ainda que “não gosto muito de dar conselhos. Apenas que vão vivendo o fado e vão aprendendo com os mais velhos” aos que agora se iniciam nesta arte.

 

 

Sobre o Encontro de Fados de Almada, diz-nos que “são muito importante este tipo de eventos. Não nos podemos esquecer que grandes nomes do fado começaram neste tipo de eventos”. Questionámo-lo se havia mais hipóteses de singrar no fado após este ter sido elevado a património imaterial da humanidade, tendo-nos dito que “Não. Para singrar no fado é preciso gostar muito deste estilo musical ter talento e, é claro, um pouco de sorte”.

 

 

Em termos pessoais diz-nos que “além do meu programa diário de rádio estou a preparar o próximo disco. Sairá no final do ano, em princípio”.

 

 

Para se inscreverem os candidatos vão ter que preencher e enviar dois fados gravados com as suas próprias vozes para a organização do evento (em cd ou MP3) e os dados pessoais dos concorrentes (nome,idade,contacto e morada) até ao dia 08 de Maio. Estas podem ser enviadas por correio ou entregues à mão.

 

 

Os “Encontros de Fado de Almada” são constituídos por duas eliminatórias (27 de Maio e 09 de Junho), das quais são apurados 4 fadistas em cada uma delas que irão à final no dia 16 de Junho.

 

 

Cada uma das noites terá uma pequena apresentação de um Fadista consagrado de forma a possibilitar que todos os participantes tenham um contacto directo com uma voz experimente do Fado. O Júri será constituído pelos músicos residentes e o Fadista convidado de cada noite.

 

 

Todos os concorrentes serão acompanhados pelos músicos residentes e terão assim a possibilidade de se apresentar em palco, num auditório profissional com uma casa repleta de amantes de Fado e acompanhados por músicos profissionais com vários anos de experiência.

 

 

Os convidados deste ano são os fadistas: Duarte, Maria Amélia Proença e José da Câmara.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6659 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.