Katia Guerreiro: Com Joel Pina, “o Fado passou a ter um coração audível”

D.R.

No dia 20 de Março, pelas 21:00, no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, realiza-se o espectáculo ‘Joel Pina 100 Anos’, que celebra o centenário do músico. A direcção musical é de Pedro de Castro.

Joel Pina estará presente e integrará um concerto que tem já vários nomes confirmados: Aldina Duarte, Ana Sofia Varela, Camané, Gonçalo Salgueiro, Joana Amendoeira, João Braga, Jorge Fernando, Katia Guerreiro, Lenita Gentil, Margarida Bessa, Maria da Fé, Mísia, Pedro Moutinho, Rodrigo e Teresinha Landeiro.

Katia Guerreiro conversou com o Infocul sobre este espectáculo e também sobre o homenageado.

Começou por nos dizer que “Joel Pina foi quem introduziu a viola baixo acústica no fado. Transformou a sonoridade do fado em algo mais completo e envolvente. O fado passou a ter um coração audível a bater ao compasso das emoções da guitarra portuguesa e das harmonias da viola de fado”.

Recordou-nos de que “a primeira vez que estive com o Joel foi quando fui pela primeira vez ao Embuçado. Mas o primeiro contacto mais próximo e mais profissional foi no dia em que fui ensaiar a casa do João Braga para aquela que foi a minha apresentação formal ao público”.

Para a fadista, “a grande sobriedade e elegância no acompanhamento dos fadistasé o legado que Joel Pina deixa às novas gerações.

Este espectáculo começou a ser falado quando o Joel fez 99 anos. O Pedro de Castro e eu dissemos que tinha de haver uma grande celebração do centenário deste homem generoso. A partir daí surgiu a ideia, sobretudo do Pedro de Castro, de se levar a palco a vida imensa que o Joel tem por ter acompanhado a grande diva Amália com imensa dedicação, ser o grande companheiro do João Braga, e ter a generosidade também de abraçar as novas gerações”, disse-nos quando questionada sobre quando surgiu a possibilidade de actuar neste concerto.

Sobre o que irá cantar nesta gala, diz que está decidido “desde o primeiro dia!”. “Aliás, alterei a minha agenda profissional para poder marcar presença. Em 2018, no disco Até ao Fim, tive a honra de ter o Joel a gravar comigo um dos fados tradicionais que interpretei”, acrescentou.

Sobre histórias, que pudesse contar, da convivência com Joel Pina disse que “tenho várias, mas mais do que partilhar momentos que são muito nossos, importa dizer que o Joel tem uma jovialidade fora do comum. Nas viagens que fizemos juntos era talvez o último a deitar-se, quase como se fosse o anfitrião, e o primeiro a acordar com uma energia estonteante”.

Se apenas pudesse usar uma palavra para descrever Joel Pina, seria “Generosidadee destaca a importância da viola-baixo, “reflecte o tempo a que bate o coração do fado. O baixo e a viola são o que nós chamamos de secção rítmica. Não sendo impossível cantar sem o baixo, se ele não está sinto-me incompleta. Preciso daquele grave que me envolve a voz e a alma”.

Para Katia, estas homenagens aos grandes nomes da cultura portuguesa “têm de acontecer, sobretudo quando ainda se pode mimar o homenageado que tanto nos deu. No caso do Joel ainda mais. Nunca se negou a ajudar, a aconselhar, a acompanhar a evolução dos mais novos. E os mais velhos vêm nele um homem gigante. Vamos lá celebrar o Joel por inteiro!

Este concerto é mais do que uma homenagem, é celebração e agradecimento profundo a Joel Pina que ainda hoje contribui com a sua gigante experiência e sabedoria!”, rematou.

Os bilhetes custam de 9 a 17 euros e podem ser adquiridos AQUI.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6717 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.