Kent Jones na Cinemateca para apresentar Hitchcock

hitchcock

 

O crítico, programador e realizador americano Kent Jones é o próximo conferencista da rubrica “Histórias do Cinema”, organizada pela Cinemateca. A semana de 05 a 10 de Dezembro é dedicada à obra do realizador britânico Alfredo Hitchook. As cinco sessões-conferência começam pelas 18:00 na sala M. Félix Ribeiro.

 

 

Os cinco filmes de Hitchcock escolhidos por Kent Jones para apresentar e comentar nas “Histórias do Cinema” são “Young and Innocent” (1937), o único título do perído britânico da obra de Hitchcock deste programa, “Saboteur” (1942), “Notorious” (1946), “I Confess” (1953) e “Topaz” (1969).

 

 

No dia 07 de Dezembro, pelas 21:30, o realizador vai apresentar o seu mais recente filme “Hitchook/ Truffeut”, um dia antes da chegada do filme ao circuito da distribuição portuguesa. Como realizador, Kent Jones já colaborou com Martin Scorsese em filmes como “Il Mio Viaggo in Italia” ou “A Letter To Elia”.

 

 

Co escrito por Kent Jones e Serge Toubiana, “Hitchcock / Truffaut” parte do seminal livro de François Truffaut sobre Alfred Hithcock, baseando-se nas gravações originais dos encontros mantidos entre ambos durante a semana de 1962 em que conversaram longamente sobre a obra do primeiro.

 

 

As obras de Hitchcock e de Truffaut, o impacto da obra de Hitchcock, mas também o do livro de Truffaut, que é referido como “uma peça essencial da sua própria obra”, é ainda analisado a múltiplas vozes, em testemunhos filmados de Martin Scorsese, David Fincher, Arnaud Desplechin, Kiyoshi Kurosawa, Wes Anderson, James Gray, Olivier Assayas, Richard Linklater, Peter Bogdanovich, Paul Schrader.  A sessão de ante-estreia do filme acontece no dia 07 de Dezembro e é organizada em colaboração com a Midas Filmes, distribuidora portuguesa do filme.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.