Livreiro Mário Péricles da Cruz homenageado em Bragança

O livreiro Mário Péricles da Cruz é homenageado no dia 4 de Junho de 2016 (sábado), pelas 20:30 no Encontro Livreiro de Trás-os-Montes e Alto Douro (no âmbito do Festival Literário de Bragança), no Centro Cultural Municipal Prof. Dr. Adriano Moreira, em Bragança.

Em 1938, Mário Péricles da Cruz, criou a Livraria Liz, que englobava as áreas de Livraria, Papelaria e encadernação. A personalidade amável, contemporizadora e solidária do fundador catapultou a Livraria para um plano diferente dos restantes estabelecimentos congéneres e depressa se colocou na vanguarda dos mesmos a nível da cidade e região. Mário Péricles da Cruz, facilitava a aquisição a crédito de livros, sendo os pagamentos efetuados de acordo com as possibilidades de cada família.

 

 

Isso permitiu a muitos estudantes prosseguir os seus estudos, o que não teria acontecido sem as facilidades concedidas. Mário Péricles da Cruz viria a falecer em 1972, passando a empresa a ser gerida por sua filha Maria Celeste da Cruz Machado, em colaboração com o seu marido Luís Emílio de Brito Machado, passando a intitular-se Livraria Mário Péricles da Cruz. Em 2004, por imperiosos motivos de saúde e tendo em conta a realidade económica de então, entendeu-se dar por finda a atividade da empresa, gerando uma onda de consternação nos clientes que lamentaram o desaparecimento da Livraria onde se habituaram a encontrar livros de que precisavam.

 

 

É a vida e obra deste homem singular que vai ser relembrada na livraria Traga-Mundos – livros e vinhos, coisas e loisas do Douro. Esta pode ser visitada às 2.ª, 3.ª, 5.ª, 6.ª, Sáb. das 10:00 às 20 horas e 4.ª feira das 14 horas às 23 horas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.