Luís Capucha: “Projecto para a candidatura da Tauromaquia a Património Imaterial Cultural de Portugal deverá estar pronto no final deste ano”

No final da inauguração do busto em homenagem a José Júlio, em Vila Franca de Xira, Luís Capucha falou com o Infocul e explicou o que está a ser feito para a candidatura da tauromaquia a Património Imaterial Cultural de Portugal.

Neste momento estamos a preparar a candidatura da Tauromaquia a Património Imaterial Cultural de Portugal”, começou por nos revelar, acrescentando que “o projecto está em curso, agradeço-lhe aliás, se puder divulgar toda a gente que tenha fotografias, filmes, vídeos de tertúlias, livros, o que for, enviem para o endereço tpatrimoniocp.cies@iscte-iul.pt , este é o endereço da equipa que está a trabalhar nesse projecto. A equipa sou eu que coordeno, porque fui eu que coordenei, também, o projecto que se candidatou ao Orçamento Participativo do Governo e que saiu vencedor, e portanto com base no protocolo entre o ISCTE e a Direcção Geral do Património Cultural, fui designado coordenador dessa equipa”.

Explicou que “estamos a terminar esse trabalho que deverá estar concluído no final deste ano. Um trabalho árduo porque a tauromaquia tem um património vastíssimo, é quase como o Fado… E o Fado já é património imaterial da Humanidade”, relembrando que “nós já estamos a alguns anos a trabalhar nisto, porque o espólio é enorme, é vastíssimo. Eu diria que é quase infinito, porque encontramos sempre mais uma coisa. Mas o projecto para a candidatura da Tauromaquia a Património Imaterial Cultural de Portugal deverá estar pronto no final deste ano e depois iremos junto com Espanha, França e outros, actuar junto da UNESCO, que será uma outra batalha, um passo a seguir. Mas temos de ir passo a passo”.

Quando questionado se em 2020 a Tauromaquia poderia já estar inserida na lista nacional, defendeu-se afirmando que “isso já não vai depender de nós, vai depender da análise que for feita pelo Património Imaterial Cultural e eu penso que isso é possível porque o trabalho que estamos a fazer é um trabalho profissional, bem feito e com todos os requisitos para sermos reconhecidos”.

Texto e Entrevista: Rui Lavrador
Fotografia: Vila Franca de Xira

One thought on “Luís Capucha: “Projecto para a candidatura da Tauromaquia a Património Imaterial Cultural de Portugal deverá estar pronto no final deste ano”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.