Luís Garcia e o apoio aos artistas devido ao COVID-19: “Exigir ao governo a criação de medidas de compensação que permitam a estas pessoas continuarem a poder fazer coisas tão elementares como irem ao supermercado”

Foto: Duarte Nuno Guerreiro

O programador cultural da câmara de Évora, Luís Garcia, fez uma publicação na rede social Facebook em que alerta para as dificuldades que os artistas irão passar com todos os cancelamentos que estão a ocorrer devido ao novo coronavírus, o COVID-19.

Luís Garcia alerta para a necessidade de “exigir ao governo a criação de medidas de compensação que permitam a estas pessoas continuarem a poder fazer coisas tão elementares como irem ao supermercado”.

O comunicado na íntegra:

A situação dos artistas, técnicos, produtores, programadores independentes e de todos os eventuais das artes já é dramática, o país, a Europa e o Mundo estão a cancelar espectáculos, e outros eventos culturais, sociais e desportivos. Devíamos todos, sim todos incluindo nós que temos os salários assegurados, exigir ao governo a criação de medidas de compensação que permitam a estas pessoas continuarem a poder fazer coisas tão elementares como irem ao supermercado. Nós programadores das autarquias, esta é a nossa gente, temos que exigir às administrações que se solidarizem juntando-se a um movimento nacional de protecção de artistas e eventuais dos espectáculos. Não podemos simplesmente cancelar tudo e ficar descansados. Por cada espectáculo cancelado há gente que não trabalha e portanto não ganha o dinheiro essencial para viver. Não sei muito bem como fazer algo que resulte em compensação do trabalho perdido. Empresas e organizações como a Missão Portugal Muito Maior, a Aporfest – Associação Portuguesa Festivais Música, a Why Portugal, os Sindicatos, os Festivais e todas as associações de classe deviam juntar-se e fazer alguma coisa… talvez isto já esteja para acontecer. Expresso desde já a solidariedade, com muita vontade de ser pro-activa, dos Festivais que programo ou co-produzo – Artes à Rua, Évora Jazz Fest (adiado), Festival Serial, Artística Festival – Évora, Soam as Guitarras Évora, Festival Política Évora, Cordas Mestiças”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.