Lumina vai voltar a iluminar Cascais

lumina

 

 

O Lumina Festival da Luz, que vai acontecer de 22 a 24 de Setembro, vai voltar a iluminar Cascais com uma grande variedade de artistas nacionais e internacionais que vão apresentar cerca de 20 obras que vão recorrer à luz para recriar o espaço urbano da vila.

 

 

Espectáculos e performances de luz e cor, para além de projeções multimédia e instalações interactivas vão proporcionar momentos únicos de descoberta. Uma descoberta que todos os anos é feita por cerca de 400 mil pessoas.

 

 

A edição deste ano vai contar com a presença de cerca de 40 artistas oriundos de vários países e que aceitaram o desafio de criar as suas obras de luz em homenagem à Natureza, o tema escolhido para este ano.

 

 

Georges Cuvillier, natural da Bélgica, vai prestar o seu tributo à natureza com “Tunnel of Love”. Esta escultura em bambu, que assume formas orgânicas, é um convite à intimidade e experiência de um mundo desconhecido.

 

 

“Are Atoms Alive?”, da Story Box e do ateliê OCubo, envolve todos os visitantes a olharem para o universo. Este é apresentado em escalas diametralmente opostas, partindo de uma dimensão ampla para um nível microscópico.

 

 

Em “No one left behind” o Lumina vai apresentar uma experiência luminosa que vai abordar o Programa OSD 2030 – Objectivos do Desenvolvimento  Sustentável 2030 da ONU. Este programa tem uma agenda de 17 objectivos que pretendem transformar o mundo. O Município de Cascais vai ser um dos primeiros municípios a integrar uma política local de ODS 2030. “Ninguém fica para trás” é a mensagem desta experiência luminosa que reflecte o desejo de abranger todas as pessoas e comunidades neste programa central.

 

 

“Seasons”, do ateliê OCubo, que recorre à tecnologia NeoScope, vai transformar o público do Lumina no elemento principal de uma experiência imersiva, permitindo-lhe, com o download da aplicação da obra, envolver-se nesta actividade em 360º e pelas 4 estações do ano. Esta experiência explora e intensifica os sentidos humanos, fortalecendo o laço com a natureza.

 

 

Pela primeira vez, o Lumina vai ter um convidado especial. A Bélgica vai poder mostrar todos os seus potenciais culturais e tradicionais. Esta iniciativa vai ser promovida pela Embaixada Belga e vai permitir que o público se delicie com a gastronomia, música e com a performance do artista belga convidado.

 

 

Para chegar ao Festival use a linha de Cascais e aproveite a promoção do bilhete de ida e volta por apenas 2€, durante as 3 noites do Lumina. A organização deste evento está a cargo do ateliê OCubo e conta com o apoio da Câmara Municipal, Embaixadas e investidores privados.

 

 

Este festival é de entrada livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.