Magia das Noites d’Encanto regressa a Cacela Velha

Imagem_Noites Encanto_JUL17_2

 

A mítica vila de Cacela Velha vai receber, entre os dias 13 e 16 de Julho, uma nova edição das “Noites d’Encanto“. Durante quatro dias, os múltiplos recantos da vila irão receber coloridos mercados (souk), salões de chá, workshops, exposições, tertúlias, dança e música, recriando a tolerância e a convivialidade da história do antigo al-Andalus.

Com a Ria Formosa como pano de fundo, as “Noites d’Encanto” vão revisitar os tempos em que a população moura tinha um importante peso no sul do território, cujas marcas ainda hoje estão presentes nos hábitos, nos costumes e nas paisagens.

Nos souks vão trabalhar cerca de 70 artesãos de diferentes culturas. Estes irão mostrar aos milhares de visitantes as suas tradições, trazendo produtos tão diversos como tapetes, acessórios de decoração, chás e especiarias, trabalhando ao vivo as artes que herdaram do legado islâmico.

Como vem sendo hábito, o Cemitério Antigo de Cacela Velha voltará a converter-se num salão de chá e de jogos de tabuleiro islâmicos, que representam uma das faces lúdicas da actividade humana, desde tempos imemoriais, cujo legado nos foi deixado por cristãos e árabes.

Um grande destaque desta edição estará na s ruas de Cacela Velha, local onde a música folk árabe encontra-se com as danças tradicionais da Síria, Turquia e Egito (sufi, tanora, bastão e espada) e com os bailarinos sírios Rifai Hambrouch e Mosbah Karman.

A programação reserva também lugar para as histórias das 1001 noites, um workshop de percussão árabe, um percurso de narração com lendas, uma oficina criativa, bem como a exposição “Mouras Encantadas a Sul“, de Sofia Pinto Correia, no pátio da Casa do Pároco.

Nas “Noites d’Encanto” a gastronomia terá sempre um espaço de relevo, com alguns clássicos da cozinha marroquina, como couscous, espetadas e kebab.

O “Noites d’Encanto” vai acontecer de 13 a 16 de Julho, das 18:00 às 00:00, em Cacela Velha (Vila Real de Santo António). A entrada é livre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.