Mais duas obras de João Manuel Ribeiro são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura

JMR1 (1)

 

 

 

Mais duas obras de João Manuel Ribeiro são recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura,  o que prefaz 1/4 dos trabalhos do autor inseridos no PNL. As mais recentes adições são “Desapalavrada” e “Dédalo”.

O poema “Desapalavrada”, de João Manuel Ribeiro, é o ponto de partida para o trabalho de ilustração de Catarina Gomes. Palavra e imagem sugerem um imaginário em que a palavra é inventada, tem mil cheiros e mil sabores, é armário e esconderijo, tem o tamanho dos sonhos, pode-se nela desmorar, é soalheira ou chuvosa, apetecível, (a)fonética, espiritual, indizível e inefável, palavra-poema.

É, em verdade, uma des-a-palavra-da. A ausência de cor torna ainda mais misterioso o universo do livro que acaba de ser recomendado pelo Plano Nacional de Leitura, para a leitura autónoma do 5.º Ano de escolaridade.

 

Capa_DESAPALAVRADA

 

“Dédalo” é um livro sobre mitologia e centra-se na história do maior arquitecto da Grécia Antiga. Ateniense, inventor genial, o maior inventor do mundo. Pai de Ícaro. Tio de Calos, também chamado de Perdiz, a quem ensinou tudo o que sabia sobre materiais, formas, volume e espaço. Com estes conhecimentos, o rapaz inventou a roda de oleiro e o serrote de ferro. Dédalo, cheio de inveja, mata-o; sendo descoberto e condenado, foge para a ilha de Creta.

Aí tornou-se amigo de Minos e começou toda uma história de invenções, amores e desamores, prisões, traições, fugasde génio. Este livro é recomendado para o 7.º ano de escolaridade, para leitura orientada na sala de aula.

 

Capa_ DÉDALO

 

 

Como se pode ler no site do PNL, “a escolha de títulos destinados às listas de livros recomendados pelo Plano Nacional de Leitura é realizada por uma equipa de especialistas em diferentes áreas. A selecção deste corpus adequado aos níveis de competência e interesses dos leitores, obedece, essencialmente, ao mérito literário, ao rigor científico, à dimensão estética e à qualidade de tradução, se aplicável“. O Plano Nacional de Leitura foi criado em 2006 pelo Governo, para melhorar os níveis de literacia e leitura dos portugueses.

O anúncio acabou de ser feito pelo sítio do PNL e foi, naturalmente, com muita satisfação que recebi esta notícia. Para alguém que, como eu, tem já mais de 40 obras no mercado e 11 delas são recomendadas pelo PNL, isso é algo muito motivador“, comenta o autor, que se tem dedicado à escrita para crianças e que em Setembro vai lançar novos livros.

João Manuel Ribeiro tem livros traduzidos na Colômbia e em Espanha e, brevemente, também na Itália e na Eslovénia.

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Notícia publicada a 20/07/2017


About the author /


Post your comments

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

_