Maria João Bahia apresenta uma escultura evocativa  dos 300 anos da colocação da primeira pedra do Palácio Nacional de Mafra

bb1e913d-38ea-40ad-acf0-2a9bdf478aba

 

O Claustro Sul do Palácio Nacional de Mafra acolhe no próximo sábado, 19 de Novembro, pelas 15:00, uma peça de escultura evocativa dos 300 anos do lançamento da primeira pedra do Palácio Nacional de Mafra. A autora da obra é Maria João Bahia.

 

 

A apresentação do trabalho da joalheira portuguesa estará a cargo da Dra. Simonetta Luz Afonso, antiga presidente do Instituto Camões e antiga directora-geral do Instituto Português de Museus.

 

 

Em jeito de antecipação, Maria João Bahia evidencia alguns pormenores do trabalho que será apresentado: “Esta escultura, teve como base de inspiração, numa forma mais subjetiva, os carrilhões do convento, e, numa forma mais objectiva, a rosácea. Esta peça é feita em aço corten e assenta num belo bloco de lioz”.

 

 

A oficina e loja Maria João Bahia situam-se no número 102 da Avenida da Liberdade, em Lisboa. Em 2015, a marca que leva o seu nome celebrou três décadas.

 

 

Maria João Bahia é uma das criadoras de joias mais conhecidas internacionalmente, com prémios, exposições e encomendas um pouco por todo o Mundo, para algumas das mais prestigiadas instituições nacionais e internacionais. As suas criações não se limitam às peças onde os metais e as pedras preciosas são o ponto de partida para uma joia única em que arte e luxo se aliam de forma perfeita. Outros objetos e outros materiais têm merecido a atenção da artista, como o cristal, matéria-prima que usou na criação de joias e numa linha exclusiva de copos e garrafas, ou as peles, às quais alia à prata para conceber carteiras de senhora e sacos de viagem.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6771 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.