Maria João e Egberto Gismonti em Lisboa e no Porto

maria joao

 

 

Egberto Gismonti e Maria João iniciam – já na próxima segunda-feira – a digressão europeia do espectáculo que apresentam em duo. O primeiro concerto será a 9 de Outubro no CCB, em Lisboa, e o segundo dia 11 de Outubro, na Casa da Música, no Porto, passando ainda pelo Luxemburgo, Viena e Budapeste.

 

 

 

Este é um encontro de contornos poéticos entre duas das mais importantes figuras da música universal. A descoberta de novos caminhos na música e a paixão por novos desafios são o ponto de partida para esta digressão, planeada após o sucesso imediato da actuação única que deram no Festival Jazz de Ravello, em Itália, o ano passado.

 

 

 

 

O brasileiro Egberto Gismonti é um multi-instrumentista virtuoso, compositor de grandes obras, que se distingue pela diversidade musical, sendo exímio em diferentes instrumentos e géneros, constando no seu currículo orquestrações, MPB, jazz, música clássica e contemporânea. Colaborou e gravou com artistas como Charlie Haden, Pat Metheny, Jan Garbarek, Jaques Morelenbaum, John McLaughlin e Naná Vaconcelos, sendo também convidado para se apresentar como solista junto de algumas das orquestras mais importantes do mundo. Não esconde o seu maior entusiasmo pela musicalidade única encontrada na sua nova parceria com Maria João.

 

 

 

Maria João, voz única, aclamada pela crítica e audiências em todo o mundo pela sua abordagem original e inconformista no que respeita à composição musical e performance, tem – tal como Gismonti –  influências muito diversas. Cantar ao lado de Egberto Gismonti, é a realização de um sonho antigo.

 

 

 

Esta digressão, que terá em Portugal a sua primeira paragem, promove um diálogo entre a virtuosidade de Egberto Gismonti e a imprevisibilidade de Maria João, dois dos artistas mais conceituados da actualidade.

 

 

Fotografia: Paolo Soriani

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6784 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.