Maria Lisboa actua no Dia dos Avós em São João da Madeira

A cidade de S. João da Madeira voltou a ser escolhida para acolher o maior evento organizado pela Área Metropolitana do Porto, o Dia dos Avós. Cerca de 5000 pessoas serão recebidas no Pavilhão das Travessas. 

S. João da Madeira irá acolher o Dia Metropolitano dos Avós, evento que em 2016 completa 10 anos. 5000 avós são esperados no Pavilhão das Travessas, vindos de 16 municípios. O Pavilhão das Travessas será, a exemplo de 2013, palco do maior evento organizado pela Área Metropolitana do Porto, demonstrando, uma vez mais, ser um equipamento multidisciplinar. A deliberação quanto à localização do evento foi aprovada por unanimidade pelos Presidentes das Câmaras Municipais da Área Metropolitana do Porto. 

 

 

Mantendo o seu carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade, este evento privilegia a oferta cultural e recreativa dos municípios da AMP, reforçando, assim, toda sua a dimensão metropolitana. O programa está agendado para o dia 26 de Julho, das 13:30 às 17:00. Os municípios serão representados pelos respectivos Presidentes e Vereadores dos Pelouros da Educação e Acção Social. 

 

 

Do programa de animação, que será divulgado na oportunidade, destaca-se a presença dos grupos Trocopasso e Abbakadabra, danças latinas e a artista Maria Lisboa. 

 

 

Este dia foi formal e legalmente instituído em 2003 pela Resolução da Assembleia da República n.º 50/2003, para reforçar o papel dos avós na educação dos netos. Pretende chamar a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família, enquanto educadores e referências de afecto, quer na sociedade, na transmissão de valores e culturas ao longo das gerações. Assim, pretende-se com esta iniciativa promover a interculturalidade e a intermunicipalidade, valorizar o trabalho desenvolvido com a comunidade sénior, pelos diversos grupos e associações de voluntariado local e reconhecer o contributo das pessoas mais velhas enquanto membros activos da comunidade, nomeadamente na sua acção ao nível do voluntariado.

 

 

Esta é a 10.ª edição deste evento, iniciado em 2007 no Pavilhão Rosa Mota no Porto.

 

 

Serão 16 os municípios participantes, concretamente Arouca, Espinho, Gondomar, Maia, Oliveira de Azeméis, Paredes, Porto, Póvoa de Varzim, Santa Maria da Feira, Santo Tirso, S. João da Madeira, Trofa, Vale de Cambra. Valongo, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia. 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6717 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.