Vídeo- Mário Rainho: O Poeta dos Afectos numa vida de Fado passada em ‘Revista’

1 (2)

 

 

 

Mário Raínho é autor, encenador, letrista e poeta. A sua obra é rica, vasta e apreciada pelos nomes maiores da cultura portuguesa. Começou a cantar em 1966, sendo que em 1970 já gravava para várias editoras.

 

 

 

O Teatro e o Fado ocupam maioria da sua obra. Estreou-se no Teatro Villaret com “Ora Bate, Bate Manso”. Mas o seu percurso conta com muitos anos no Teatro Maria Vitória onde percorreu várias funções, todas elas com distinção e reconhecimento total por parte de quem consigo trabalhou.

 

 

 

Em termos de fado é cantado por nomes maiores da canção nacional, sendo dificil descrutinar artistas que ainda não tenham cantado as suas obras. Entre os nomes que cantam as suas obras estão Ada de Castro, Alice Pires, Ana Moura, Anita Guerreiro, António Zambujo, Carlos Zel, Cidália Moreira, Fernando Maurício, Filipa Cardoso, Joana Amendoeira, Jorge Fernando, José Manuel Barreto,Lenita Gentil, Mafalda Arnauth, Marco Oliveira, Maria Armanda, Maria da Fé,Maria da Nazaré,Mariza, Raquel Tavares,Ricardo Ribeiro, Rodrigo, Vasco Rafael, entre muitos outros.

 

 

 

Fez uma parceria de sonho com Fontes Rocha, sendo a cumplicidade ainda hoje elogiada por muitos dos fadistas que acompanharam essa amizade e trabalho.

 

 

Um percurso verdadeiramente notável. Mário Rainho raramente concede entrevistas mas aceitou o nosso desafio. Para ver no vídeo abaixo.

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6787 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.