MAT’18 – Mostra de Amadores de Teatro percorre freguesias de Guimarães antes da apresentação final no Centro Cultural Vila Flor

 

 

 

Na edição de 2018 da Mostra de Amadores de Teatro (MAT’18), o espaço de apresentação dos Grupos de Teatro de Amadores de Guimarães repete o formato revisto e alargado de 2017, com programação do Teatro Oficina. Todos os grupos do concelho puderam responder à convocatória pública, como habitualmente. Responderam cinco projectos para serem apresentados nos espaços habituais dos grupos, pelo território, na cidade e nas freguesias. O júri da Mostra vai assistir aos espectáculos e eleger os três melhores que se apresentam no Centro Cultural Vila Flor (CCVF), a fechar esta festa de teatro.

 

Entre os dias 13 e 21 deste mês, os Grupos de Teatro de Amadores participantes na MAT’18 apresentam os seus projectos artísticos candidatos a figurarem entre os 3 melhores espectáculos que subirão ao palco do Pequeno Auditório do CCVF de 25 a 27 de Outubro, sempre às 21:30. Esta festa do teatro encerra após a apresentação do último espectáculo, no dia 27, às 23:30, com o anúncio dos prémios pelo júri, que nesta edição é constituído por Casimiro Silva, Manuela Paredes, Torcato Ribeiro e os profissionais convidados pelo Teatro Oficina Nuno Preto e Valdemar Santos.

 

Assim, a partir deste sábado, 13 de Outubro, os Grupos de Teatro de Amadores arrancam para uma maratona performativa que percorre vários locais de Guimarães – Ponte, Campelos, Briteiros, Caldas das Taipas, Brito – e culmina com os três melhores espectáculos no Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor.

 

O caminho inicia-se no dia 13 com ATRAMA a apresentar a peça “A Estação” no Salão Paroquial de Ponte. Na noite seguinte, 14 de Outubro, é a vez da Astronauta Associação Cultural dar a conhecer as suas “Palavras Hábeis” no Centro Social Recreativo e Cultural de Campelos. Segue-se a ARCAP Ponte, no dia 19, com “Os de cima dizem” a apresentar-se em palco na Casa do Povo de Briteiros. A paragem seguinte leva o Grupo de Teatro Citânia até aos Banhos Velhos nas Caldas das Taipas para mostrar “As Voltas da Maralha”, no dia 20. A última apresentação acontece nos Espaços Criativos, em Brito, com “A Jorna” do Grupo de Teatro de Campelos, no dia 21. Todas as apresentações têm início às 21:30.

 

Realizado anualmente, o concurso de apoio à criação teatral para os grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães tem como objectivos promover a criação, a divulgação e o desenvolvimento de obras da dramaturgia de todas as épocas, apoiar a actividade dos grupos de teatro de amadores do concelho de Guimarães e fomentar o gosto pela fruição e prática artística na área do teatro.

 

Os bilhetes para assistir aos 3 espectáculos seleccionados para subir ao Pequeno Auditório do CCVF têm o custo de 3,00 euros e poderão ser adquiridos, como habitualmente, nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, do Centro Internacional das Artes José de Guimarães e da Casa da Memória de Guimarães, bem como nas lojas Fnac e El Corte Inglês, entre outros pontos de venda, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bol.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.