Matosinhos: “Praia da Memória” recorda o desembarque do Exército Libertador

Image processed by CodeCarvings Piczard ### FREE Community Edition ### on 2014-09-12 16:57:23Z | http://piczard.com | http://codecarvings.com

Em “Praia da Memória” o historiador Joel Neto vai recordar o desembarque do Exército Libertador. Este desembarque aconteceu ao final da tarde de 8 de julho de 1832.

Há 285 anos, as tropas comandadas por D. Pedro IV que haviam de mudar o destino de Portugal desembarcaram em Matosinhos, no lugar assinalado pelo Obelisco da Memória, ponto de partida para o Moontosinhos de Julho.
Esta nova expedição pela história de Matosinhos tem início marcado para as 21:30 de sexta-feira, 14 de Julho, e irá, como de costume, percorrer os factos e as lendas do litoral do concelho.
moontosinhos[1]
Os passadiços que percorrem o sistema dunar de Matosinhos, entre Perafita e Lavra, servirão de cenário para um passeio de três quilómetros que vai terminar junto da praia do Fontão, em Angeiras. Pelo caminho, Joel Cleto dará a conhecer as diversas histórias relacionadas com o mar, os lugares e as marcas patrimoniais do litoral matosinhense, recordando submarinos naufragados, marinheiros nazis, a indústria conserveira do império romano ou o arraial pirata que dava nome à praia onde aconteceu o desembarque dos liberais de D. Pedro IV.
As Moontosinhos começaram em Abril de 2013 e serve para partilhar a história e o património de Matosinhos, contando já com largos milhares de participantes.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.