Matosinhos recebe Feira Medieval “Os Hospitalário no caminho de Santiago”

Rei[1]

 

 

A décima segunda edição da Feira Medieval “Os Hospitalário no caminho de Santiago” vai acontecer de 07 a 10 de Setembro, no Mosteiro de Leça do Balio, em Matosinhos.

 

 

 

Nesta feira, tal como no ano de 1372, o rei D. Fernando (Nuno Janeiro) e Dona Leonor Telles (Diana Marquês Guerra) vão consumar um dos mais polémicos matrimônios da História. Este casamento aconteceu em Leça do Balio e deu origem à crise de 1383-1385.

 

 

 

Os dois conhecidos actores vão dar vida ao rei que ficou conhecido como “o belo” e a rainha a quem todos chamavam de “a aleivosa”. Contra tudo e contra todos, o rei desposou Dona Leonor Telles.

 

 

 

A recriação deste casamento medieval vai ser um dos pontos altos daquela que é uma das mais importantes reconstituições históricas que se produzem em Portugal. Setecentos e quarenta e cinco anos depois, a história será encenada no mesmo local onde aconteceu o casamento real.

 

 

 

Esta reconstituição cruza a memória e a animação e vai proporcionar uma viagem histórica de quatrocentos anos. Nesta feira poderão ser vistos cavaleiros, saltimbancos, encantadores de serpentes e guerreiros.

 

 

 

No recinto desta feira haverá artesãos trabalhando ao vivo, doçaria conventual preparada segundo as receitas medievais, folguedos diversos, jograis interpretando música a condizer, cerimónias de ordenação de cavaleiros, peregrinos sendo recebidos pelos monges hospitalários, espetáculos de bufarinheiros, torneios a cavalo, autos-da-fé e tabernas ruidosas onde poderá ser encontrada uma comitiva de músicos moçárabes vindos do emirado de Granada (estes serão acompanhados por bailarinas da dança do ventre).

 

 

 

Os mais novos vão poder preparar-se em monarcas bem-cheirosos e preparados para assistir à reconstituição histórica do controverso casamento do rei.

 

 

 

A Feira Medieval “Os Hospitalário no caminho de Santiago” atrai todos os anos atrai a Matosinhos um grande número de visitantes. Esta feira é organizada pela Câmara Municipal de Matosinhos e visa promover os Caminhos de Santiago no concelho, bem como divulgar o Mosteiro de Leça do Balio, um dos monumentos mais emblemáticos do Norte do país.

 

 

 

A décima segunda edição da Feira Medieval “Os Hospitalário no caminho de Santiago” vai acontecer de 07 a 10 de Setembro, no Mosteiro de Leça do Balio, sede da Ordem dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém do Hospital (também conhecidos como “hospitalários”).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.