A agora intitulada Paio Pires Arena recebeu esta sexta-feira uma corrida de touros inserida nas suas festas anuais.

Em praça os cavaleiros Duarte Pinto, Francisco Palha e Miguel Moura. Actuaram ainda os Forcados Amadores de Lisboa e Ramo Grande, num concurso de ganadarias com reses de Sommer D’Andrade, Vinhas, Fernandes Castro, Passanha, J.L.S. Vasconcelos e Sommer ‘Andrade e Canas Vigouroux.

Lides

Duarte Pinto abriu a noite frente a um touro da ganadaria Fernandes de Castro com 570 Kg. Iniciou com dois compridos regulares, o primeiro de qualidade superior. O primeiro curto resultou demasiado largo na reunião e pouco ortodoxo, recompondo-se no segundo e partindo para uma actuação positiva mas sem deslumbre, pecando novamente no último ferro, abrindo demasiado quarteio.

O segundo touro do seu lote era pertença da ganadaria Canas Vigouroux e pesava 570 Kg. Um touro reservado, com crença em tábuas e a dificultar o labor do ginete. Duarte Pinto teve de porfiar muito para conseguir cravar a ferragem da ordem. Uma lide de esforço e de raça e na qual tem dois ferros de mérito.

Francisco Palha lidou, em segundo lugar, o touro da ganadaria Sommer D’Andrade com 590 Kg. Uma lide muito aquém da qualidade reconhecida ao cavaleiro. Uma lide na qual o terceiro curto é de excelente nota mas em que nos restantes ferros nem sempre mediu bem as distâncias perante oponente complicado. Terminou a lide abruptamente…
Posteriormente, Palha lidou, em quinto lugar, um touro da ganadaria Passanha com 560 Kg. Voltou a não estar em plano de triunfo. Uma lide com bons momentos, dois bons ferros, intercalados por outros momentos não tão positivos. Contudo, uma lide mais inspirada do que a primeira. Francisco Palha está a precisar de uma corrida que lhe corra de feição e lhe traga o brilho que tanto almeja (mos).

 

Miguel Moura lidou um exemplar da ganadaria J. L. Vasconcelos com 530 Kg. E foi o mais novo do clã Moura a aquecer verdadeiramente as bancadas. Começou em tom morno na cravagem comprida e com duas passagens em falso na fase inicial dos curtos. Depois… Foi uma sequência de bons ferros com acentuada batida ao piton contrário e que resultaram do agrado do conclave. A melhor lide da noite, por larga diferença, na qual o cavaleiro esteve a gosto, com qualidade e pleno entendimento do oponente.
Miguel Moura encerrou a noite frente a um touro, com 600 Kg, da ganadaria Vinhas. Moura teve por diante touro a pedir contas e desenvolveu uma lide de superação, mas de menor valia que a sua anterior. Touro complicado e a dificultar o labor do cavaleiro, resultando em alguns toques na montada aquando de algumas reuniões foram alguns dos percalços desta actuação que teve seu ponto de maior qualidade no terceiro curto, de excelente nota. Uma lide de valor, mas não de brilho.

Pegas

Amadores de Lisboa: Vítor Epifânio (terceira tentativa); Duarte Mira (terceira tentativa); Bernardo Reboredo (terceira tentativa).

Amadores do Ramo Grande: José Sousa (terceira tentativa numa excelente execução); César Pires (segunda tentativa); Manuel Pires (excelente primeira tentativa).

Direcção de Corrida

Corrida dirigida por Ricardo Dias, assessorado por Carlos Santos.

Lotação: Dois terços da lotação preenchidos, aproximadamente.

Prémios:

Melhor Lide: Miguel Moura

Melhor Pega: Manuel Pires (Ramo Grande)

Bravura: Fernandes de Castro

Apresentação: Canas Vigouroux

 

 

 

Texto: Rui Lavrador
Fotografias: João de Sousa

 

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6339 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.