Minde recebe 2ª edição do Festival de bandas de rua Brass iT

 

 

Durante os dias 20 e 21 de Setembro, as ruas de Minde vão ser invadidas pelo Brass iT, o festival de música de rua que reúne brass bands como Kumpania Algazarra [PT] ou Les Traine Savates [FR]. O festival é gratuito, terá workshops paralelos e actividades para pais e crianças.

Esta é a segunda edição do festival Brass iT, o evento que faz das ruas de Minde palco para concertos de bandas de brass. Para além de Minde, o festival itinerante vai passar ainda por Alcanena, Leiria, Porto de Mós, Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos. “Não há nenhum festival que se possa considerar de rua, itinerante, como o Brass iT. Aqui o palco faz-se onde as pessoas quiserem que ele seja. Queremos trazer a proximidade entre o público e as bandas, onde as pessoas vão ver uma performance de rua”, explica Duarte Fonseca, da Associação Improviso Divergente, que organiza o festival. Depois de uma primeira edição com um alcance de cerca de 4 mil pessoas, em 2018, a organização traz mais bandas e actividades para a edição de 2019.

Entre as bandas da programação deste ano estão Les Traine Savates, de França e que vão estrear-se em Portugal, e El Puntillo Canalla Brass Band, de Espanha. “Queremos trazer bandas internacionais mas também mostrar o que de melhor se faz em Portugal”, refere Duarte. Em destaque na programação estão ainda Kumpania Algazarra, KhaganiçOrchestra, Farratuga e DJ El Gadzé. “Consideramos importante dar palco a bandas que estão a iniciar, como a Babosa Band, que está agora a dar os primeiros passos”, reforça Duarte.

O festival tem ainda um carácter de integração com o território onde se insere: o primeiro dia inicia-se com uma performance didáctica na Escola de Ensino Básico de Alcanena pelos Farratuga (PT), onde as crianças terão a oportunidade de conhecer os vários instrumentos utilizados e o papel de cada um deles. Há também vários projectos regionais envolvidos no festival, como são o caso da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde, da Orquestra conjunta do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) e, da Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE), da Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar e da Banda Filarmónica da Sociedade Musical Mindense.

Para além dos concertos, há uma série de actividades paralelas: yoga para pais e filhos, um concerto didáctico para bebés e crianças e ainda workshops de cozinha e fotografia. O objectivo é que todos na família possam aproveitar as actividades do festival e vivê-lo em conjunto, de forma gratuita. A organização reforçou ainda o número de food trucks nesta edição do festival. Para além dos concertos em Minde, haverá ainda performances paralelas nas freguesias da Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos e ainda nas cidades de Leiria e Porto de Mós.

O Brass iT é organizado pela Associação Improviso Divergente com o apoio do Município de Alcanena e da Fundação Inatel e ainda em parceria com os Municípios de Leiria, Porto de Mós e das juntas de Freguesia de Minde, Serra de Santo António, Monsanto e Bugalhos.

PROGRAMA COMPLETO

20 SET | 6.ª feira | Palco Fábrica de Cultura

18:00 – Workshop de Cozinha

18:30 – Início Workshop de Fotografia (a decorrer durante todo o festival)

21:30 – Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Minde

22:00 – Orquestra do Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG) + Escola de Música e Artes de Ourém (OUREARTE)

23:00 – El Puntillo Canalla Brass Band [ES]

Les Traine-Savates [FR]

Farratuga [PT]

DJ El Gadzé

21 SET | Sábado | Palco Inatel (Largo Coreto)

10:30 – Sessão Yoga para Pais & Filhos

15:00 – Concerto didático para bebés e crianças

16:00 – Performance de dança pelos alunos CAORG

16:30 – Orquestra do Conservatório Canto Firme de Tomar

17:30 – Babosa Brass Band [PT]

KhaganiçOrchestra [PT]

El Puntillo Canalla Brass Band [ES]

Les Traine Savates [FR]

Kumpania Algazarra [PT]

DJ El Gadzé

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.