Ministério da Cultura e a Casa da Arquitectura estabelecem parceria

 

O Ministério da Cultura e a Casa da Arquitectura vão estabelecer uma parceria para promover a arquitectura contemporânea.

O acordo será anunciado pela Ministra da Cultura nesta sexta-feira, às 12:30, na Casa da Arquitectura, em Matosinhos, e tem como objectivo estimular a divulgação, conservação, estudo e acessibilidade da arquitectura contemporânea portuguesa, junto dos profissionais, estudantes e públicos.

O Ministério da Cultura irá apoiar as actividades desenvolvidas pela Casa da Arquitectura entre 2019 e 2020, que incluem não só o tratamento preventivo e arquivístico de acervos, espólios e colecções nacionais e internacionais, como também a promoção e divulgação pública da arquitectura e a realização de exposições.

Com este passo, o Ministério da Cultura assume a importância da arquitectura como disciplina transversal para o estudo das cidades, para a vivência das comunidades e para a intervenção no território, promovendo as boas práticas da criação artística e a sua preservação.

Nesta sexta-feira será também assinado um protocolo de parceria entre a Direcção-Geral das Artes e a Casa da Arquitectura relativo ao depósito, nesta instituição cultural, do acervo das representações portuguesas na Bienal de Arquitectura de Veneza pelas quais a DGArtes foi responsável.

O acordo tem a duração de três anos e assegura a integração nos arquivos da Casa da Arquitectura, dos materiais, estudos e conteúdos relativos ao papel da arquitectura nacional em contexto artístico internacional.

Ao abrigo desta parceria, está prevista a realização, em 2020, de uma exposição e de uma publicação dedicadas à presença internacional em representação no domínio da arquitectura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.