Montijo: Restauro e relocalização da escultura de Artur Bual

Artur_Bual_Homenagem_Agricultura

 

A escultura “Homenagem à Agricultura”, de Artur Bual, foi relocalizada e está a ser restaurada pela Câmara Municipal do Montijo. O investimento ronda os 35 290,00 mil euros (mais Iva) e tem como objectivo principal a preservação da identidade e memória locais, conferindo maior visibilidade a esta obra e dignificando o trabalho deste importante artista plástico português.

 

 

Após uma intervenção de restauro, a obra, que se encontra actualmente no antigo Parque de Material Agrícola de Pegões, será colocada no espaço exterior existente junto à sede da Junta da União das Freguesias de Pegões. 

 

 

Artur Bual ( um dos grandes artistas plásticos portugueses da contemporaneidade), em 1966, construiu a peça escultórica Homenagem à Agricultura, uma notável escultura abstracta, de grandes dimensões que articula antigos fragmentos de máquina agrícolas descobertos no Parque de Material Agrícola de Pegões. Peças provenientes de tractores, velhas alfaias, charruas, grades rotativas, cultivadores, brocas, parafusos, entre outros acessórios mecânicos, foram combinados e soldados entre si para formar uma escultura de rara originalidade. 

 

 

O Montijo entrou na vida de Artur Bual na década de 50 do século passado, quando foi contratado para trabalhar pela Junta de Colonização Interna, exercendo funções de desenhador e envolvendo-se em diversos projectos técnicos e artísticos no Colonato de Pegões. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.