Mostra Espanha 2019 quer aproximar cultura espanhola dos portugueses. Eis os destaques da programação!

Foi esta manhã apresentada a programação da sexta edição da Mostra Espanha 2019, no Palácio Palhavã, na Praça de Espanha, residência oficial da Embaixada de Espanha.

A Mostra Espanha promove um extenso e vasto programa, de Junho a Dezembro, em 20 cidades lusas. Tem por objectivo maior aproximar a cultura espanhola do povo português.

Exposições de pintura e fotografia, concertos, cinema, encontros de artistas, escritores e especialistas em diferentes disciplinas artísticas, são algumas das muitas actividades, podendo-se destacar, desde logo, a exposição da obra ‘Fray Pedro Machado’, de Zurbarán que estará no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, de 19 de Setembro deste ano até 12 de Janeiro de 2020, e que foi emprestada pelo Museu de la Real Academia de Bellas Artes de San Fernando; dois dos concertos que a cantora Rozalén dará nos dias 3 e 5 de Setembro em Lisboa e no Porto, respectivamente; de 25 a 28 de Outubro, uma mostra de cinema espanhola (CINE FIESTA), que apresentará os filmes mais relevantes do cinema espanhol da actualidade; o Simpósio sobre arte e feminismo em Espanha e Portugal nos anos 60 e 70 ou a construção da imagen das rainhas portuguesas e espanholas do século XVI ao XVIII, entre muitas outras.

Ainda a destacar:

Exposição ‘Arquitecturas Pintadas’ na Fundação Eugénio de Almeida, de 12 de Outubro a 30 de Dezembro;

Damià Díaz ‘O caminho do Olhar’ no Palácio Nacional da Ajuda, de 17 de Outubro a 17 de Dezembro;

Tributo a Elvis, If I can dream, no Praça de Giraldo, em Évora, a 24 de Julho, pelas 21:30;

Eliseo Parra e Camponeses de Pias, Cantos de la Terra no Alentejo Portugués, em Serpa (12 de Setembro), Évora (13 de Setembro) e Setúbal (14 de Setembro) ;

Dorantes na Casa da Música (23 de Outubro) é Aula Magna (24 de Outubro) ;

Mercedes Ruiz Companhia apresenta Tauromagia na Praça de Touros Palha Blanco a 4 de Outubro.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

A organização da Mostra corre a cargo da Dirección General de Industrias Culturales y Cooperación del Ministerio español de Cultura y Deporte, em colaboração com a Acción Cultural Española (AC/E), Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Da mesma maneira, nesta edição, como nas anteriores, contou-se, com o apoio do Governo de Portugal, diversas Câmaras municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e outros agentes, tanto públicos como privados de ambos países.

Rui Lavrador

Iniciou em 2011 o seu percurso em comunicação social, tendo integrado vários projectos editoriais. Durante o seu percurso integrou projectos como Jornal Hardmúsica, LusoNotícias, Toureio.pt, ODigital.pt, entre outros Órgãos de Comunicação Social nacionais, na redacção de vários artigos. Entrevistou a grande maioria das personalidades mais importantes da vida social e cultural do país, destacando-se, também, na apreciação de vários espectáculos. Durante o seu percurso, deu a conhecer vários artistas, até então desconhecidos, ao grande público. Em 2015 criou e fundou o Infocul.pt, projecto no qual assume a direcção editorial.

Rui Lavrador has 6432 posts and counting. See all posts by Rui Lavrador

Rui Lavrador

One thought on “Mostra Espanha 2019 quer aproximar cultura espanhola dos portugueses. Eis os destaques da programação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.