Mostra Espanha 2019 quer aproximar cultura espanhola dos portugueses. Eis os destaques da programação!

Foi esta manhã apresentada a programação da sexta edição da Mostra Espanha 2019, no Palácio Palhavã, na Praça de Espanha, residência oficial da Embaixada de Espanha.

A Mostra Espanha promove um extenso e vasto programa, de Junho a Dezembro, em 20 cidades lusas. Tem por objectivo maior aproximar a cultura espanhola do povo português.

Exposições de pintura e fotografia, concertos, cinema, encontros de artistas, escritores e especialistas em diferentes disciplinas artísticas, são algumas das muitas actividades, podendo-se destacar, desde logo, a exposição da obra ‘Fray Pedro Machado’, de Zurbarán que estará no Museu Nacional de Arte Antiga de Lisboa, de 19 de Setembro deste ano até 12 de Janeiro de 2020, e que foi emprestada pelo Museu de la Real Academia de Bellas Artes de San Fernando; dois dos concertos que a cantora Rozalén dará nos dias 3 e 5 de Setembro em Lisboa e no Porto, respectivamente; de 25 a 28 de Outubro, uma mostra de cinema espanhola (CINE FIESTA), que apresentará os filmes mais relevantes do cinema espanhol da actualidade; o Simpósio sobre arte e feminismo em Espanha e Portugal nos anos 60 e 70 ou a construção da imagen das rainhas portuguesas e espanholas do século XVI ao XVIII, entre muitas outras.

Ainda a destacar:

Exposição ‘Arquitecturas Pintadas’ na Fundação Eugénio de Almeida, de 12 de Outubro a 30 de Dezembro;

Damià Díaz ‘O caminho do Olhar’ no Palácio Nacional da Ajuda, de 17 de Outubro a 17 de Dezembro;

Tributo a Elvis, If I can dream, no Praça de Giraldo, em Évora, a 24 de Julho, pelas 21:30;

Eliseo Parra e Camponeses de Pias, Cantos de la Terra no Alentejo Portugués, em Serpa (12 de Setembro), Évora (13 de Setembro) e Setúbal (14 de Setembro) ;

Dorantes na Casa da Música (23 de Outubro) é Aula Magna (24 de Outubro) ;

Mercedes Ruiz Companhia apresenta Tauromagia na Praça de Touros Palha Blanco a 4 de Outubro.

Toda a programação pode ser consultada aqui.

A organização da Mostra corre a cargo da Dirección General de Industrias Culturales y Cooperación del Ministerio español de Cultura y Deporte, em colaboração com a Acción Cultural Española (AC/E), Instituto Cervantes e a Embaixada de Espanha em Lisboa. Da mesma maneira, nesta edição, como nas anteriores, contou-se, com o apoio do Governo de Portugal, diversas Câmaras municipais, o Instituto Cervantes de Lisboa e outros agentes, tanto públicos como privados de ambos países.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.