Música, colagem, ilustração e ópera animam o Verão no Museu do Oriente

dic_ilustrado_oficinailust

 

A música, colagem, ilustração e ópera vão animar o programa de oficinas de férias multidisciplinar que o Museu do Oriente vai dinamizar. Este conjunto de propostas diversas, que são unidas pelo elo comum do Oriente e pelo forte estímulo criativo e artístico, iniciam-se em Junho e estende-se até Agosto. Estas oficinas são dedicadas a crianças dos 6 aos 12 anos.

 

 

O programa de férias vai começar em finais de Junho (26 a 28), com a “Oficina de Teatro de Sombras”, onde crianças dos 6 aos 8 anos vão descobrir a cultura japonesa através do conto “A Árvore”, criar pequenas encenações em teatro de sombras e serão responsáveis por construir as suas próprias marionetas e interpretar personagens. A oficina repete de 28 a 30 de Junho, desta feita para participantes dos 9 aos 12 anos. 

 

 

 

Já o mês de Julho traz aos mais pequenos o desafio de explorar as várias facetas do espectáculo surpreente que é a ópera chinesa, através da exposição com o mesmo nome, que dá o mote a três oficinas matinais. A primeira destas oficinas é”Shou, Dan, Sheng ou Jing? Qual deles serás tu?” e decorre de 03 a 07 de Julho, repetindo de 31 de Julho a 04 de Agosto. Os participantes (dos 6 aos 10 anos) vão aprender a reconhecer os quatro tipos de personagens da Ópera de Pequim, bem como a importância dos figurinos, pinturas faciais e caracterização dos actores para, no final da semana, serem verdadeiros especialistas nesta arte classificada de Património Cultural da Humanidade.

 

 

 

“Silêncio, o espectáculo vai começar!” é a oficina que se realiza de 10 a 14 de Julho e repete de 07 a 11 de Agosto. Do cenário ao guião, do traje à encenação, e tendo por inspiração os enredos e figurinos da Ópera Chinesa, cada criança vai descobrir o actor que há em si para, em conjunto com os colegas, criar e montar todo um espectáculo para apresentar no final da semana.

 

 

Em directo da Ásia é como os enviados especiais do Museu do Oriente se vão sentir durante a oficina “Reportagem pelo Oriente”, na semana de 17 a 21 de Julho e repetição de 14 a 18 de Agosto. Uma entrevista ao imperador que mandou erigir o Taj Mahal, um dia na companhia do construtor da Grande Muralha da China, e muitas outras notícias em primeira mão, sem sensacionalismos e o máximo de isenção, são os trabalhos em agenda para os repórteres de “palmo e meio” por terras do Oriente.

 

 

Da parte da tarde, e sob os mesmos temas, realizam-se também nestas semanas oficinas de colagem. Estas oficinas, que pretendem sensibilizar as crianças para o processo criativo, serão desenvolvidas por Margarida Girão. As peças criadas durante as Oficinas de Longa Duração serão únicas e cada criança ficará com a sua, como lembrança da semana divertida e lúdica assim como da aprendizagem cultural do Oriente e das técnicas criativas de interpretar o mundo. As actividades propostas desenvolvem a criatividade e a interpretação da realidade. 

 

 

O lado mais artístico das crianças dos 6 aos 10 anos será, mais uma vez, estimulado através da oficina de ilustração “Entre Palavras e Caras” que se desenrola nas manhãs de 24 a 28 de Julho, sob orientação da ilustradora Rafaela Rodrigues. Nesta oficina, vamos brincar com as formas e expressividade das caras e seus elementos (boca, nariz, olhos, orelhas), bem como das palavras. Exploraremos as nossas semelhanças e o que nos distingue uns dos outros. Palavras soltas, Retratos e um Dicionário Ilustrado serão algumas das composições a construir ao longo desta semana.

 

 

 

O workshop intensivo de violino “Para quem nunca tocou violino!”, indicado para crianças dos 7 aos 12 anos regressa com as férias. Os pequenos aprendizes vão ter a oportunidade de contactar de perto com este instrumento, que se pensa ter ‘nascido” na China, através de uma introdução lúdica a pedagogicamente estruturada ao violino que se prevê para as semanas de 10 a 14 de Julho, 24 a 28 de Julho e 31 de Julho a 04 de Agosto. No final de cada oficina de 5 sessões, os participantes apresentam-se em concerto. Os violinos serão fornecidos no workshop. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.