Música e Marionetas no Foyer do Cineteatro António Lamoso

ruisousa_experimentais_foto

 

“Experi-mentais” alia a música de João Silva (instrumentista de a Jigsaw) com as marionetas de Rui Silva. Este emocionante espectáculo pode ser visto no dia 22 de Março, pelas 22:00, no Foyer Cineteatro António Lamoso.

 

 

“Experi-mentais” é uma sessão experimental, uma sucessão de situações onde cada marioneta narra uma experiência de movimento singular, conta uma vivência única como se cada uma existisse num universo particular, sendo o fio condutor Rui Sousa. Este é licenciado em artes mas foi uma experiência com a animação cultural que lhe proporcionou o contacto com o teatro de marionetas, o que rapidamente se tornou uma paixão. Foi cativado por esta arte não objectiva, que lhe permite explorar um vasto leque de recursos, tanto na construção (como o esculpir ou pintar) como na animação do objecto com a articulação de elementos sonoros e narrativos. 

 

 

O espectáculo conta com a participação especial de João Silva, do projecto musical a Jigsaw. João Silva potencia a carga emotiva do “Experi-mentais, acompanhando a narrativa em toda a sua extensão com um registo instrumental inédito. A música, grande preocupação de ambos, complementa o movimento dos objectos, contribuindo para uma dimensão orgânica das expressões.

 

 

O espectáculo é um resumo de vários anos de pesquisa, de construção e manipulação de marionetas, 17 anos debruçados na questão da construção e na manipulação das formas animadas. As marionetas presentes nesta apresentação foram desenvolvidas ao longo deste período, a grande maioria foi concebida com materiais menos nobres, como objectos do quotidiano e até mesmo lixo.

 

 

“Experi-mentais”, que tem bilhetes a 2,5€, integra o circuito de experiências em palco, promovidas pelo Cineteatro em âmbito de café-concerto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.