“Negócios da China” aborda quem são os novos donos de Portugal

negocios-da-china

 

“Negócios da China”, das jornalistas Anabela Campos e Isabel Vicente, aborda quem são os novos donos de Portugal aborda quem são os novos donos de Portugal. Este livro é lançado pela Oficina do Livro no dia 21 de Novembro, pelas 19:00, na Livraria LeYa na Buchholz, em Lisboa. Este livro vai ser apresentado por Nicolau Santos.

 

 

Em “Negócios da China” é abordado como foram alienadas as principais empresas de bandeira nacionais. Como chegaram ao Grupo Espírito Santo, à PT, à CIMPOR e ao BPN. E explica quem são os grandes investidores chineses, nas empresas públicas (China Three Gorges, State Grid), e nas empresas privadas (Fosun, Haitong).

 

 

“A fragilização e o desaparecimento de algumas das maiores empresas portuguesas condenam-nos a ser um país de pequenas e médias empresas e salários baixos? Como pode ser gerada a riqueza necessária para pagar a dívida e voltar a crescer se os empresários estão falidos, o crédito se tornou escasso, as empresas estão endividadas e o mercado interno encolheu? Apostar nas exportações chega? Pode um país definir uma estratégia de crescimento sustentável e de longo prazo sem empresas de grande dimensão? É indiferente que empresas estratégicas e relevantes, algumas monopólios naturais, sejam controladas por capital estrangeiro, como acontece com a EDP, a REN e o BCP? É inconsequente o setor elétrico português ter passado para as mãos do Estado chinês? Como olham os portugueses para a Europa e para a Comissão Europeia depois dos penosos anos de políticas de austeridade e de duas intervenções dolorosas impostas à banca portuguesa como foi o caso do BES e Banif? Vão voltar a ser criadas multinacionais portuguesas? Quem irá criar os futuros empregos qualificados? Estamos condenados a ser um país virado, sobretudo, para o turismo? Quem ganhou com esta onda de vendas?”. Estas são algumas das perguntas feitas pelas jornalistas do Expresso, Anabela Campos e Isabel Vicente.

 

 

“Negócios da China” é lançado pela Oficina do Livro no dia 21 de Novembro, pelas 19:00, na Livraria LeYa na Buchholz, em Lisboa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.